quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A melhor edição DVD do ano

Ainda não saiu mas é já considerado um acontecimento editorial em Portugal. Porventura, a melhor edição DVD do ano. Falo da colecção de quatro filmes do cineasta húngaro Béla Tarr: "O Cavalo de Turim", "As Harmonias de Werckmeister", "O Tango de Satanás" e "Danação". 4 filmes, 6 discos que equivalem a 15 horas de (grande) cinema (parte das 15 horas devem-se à longa duração do filme "O Tango de Satanás").
São quatro obras únicas da arte cinematográfica contemporânea criadas por um visionário solitário do panorama do cinema mundial actual. A edição é da Midas Filmes, actualmente a melhor editora (e distribuidora) nacional de filmes em DVD. Mesmo não tendo estado com esta colecção nas mãos, dá para perceber a qualidade e beleza gráfica empregues no design - uma mais valia que atribui originalidade e mais valor a esta preciosa colecção (o trabalho de design é da responsabilidade do artista gráfico e ilustrador Rui Guerra, cujo trabalho pode ser apreciado aqui).
Mas as boas notícias não acabam aqui: pelos vistos, esta é a primeira colecção dedicada a Béla Tarr. Uma segunda colecção se seguirá com outros filmes do realizador a editar em 2013 (filmes da primeira fase da obra de Tarr). 
O lançamento desta caixa de DVD está previsto para a segunda metade do mês de Novembro e custará cerca de 40€ (10€ por cada filme), um preço bastante competitivo e aceitável.
Aqui está, pois, uma excelente prenda para o Natal para todos os amantes do bom cinema!  

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Duvido que algo parecido com isso chegue aqui tão cedo.

Rui Gonçalves disse...

Uma obra magnífica daquele género de cinema que exige esforço e participação do espectador. Uma excelente notícia.