quarta-feira, 8 de julho de 2009

"Não Vi o Livro, Mas Li o Filme"


Este livro é o resultado do colóquio anual do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com coordenação do professor e crítico de cinema (Expresso) Mário Jorge Torres, este livro é editado pela Húmus e aborda a sempre rica e diversificada relação entre o cinema e a literatura (entre outras artes), num contexto de interdisciplinaridade desenvolvida nos colóquios do CEC, genericamente intitulados ACT (Alteridades, Cruzamentos, Transferências).
Os textos aqui reunidos são da autoria de diferentes investigadores e professores, e no geral a qualidade dos ensaios parece-me muito boa (opinião ainda algo superficial pela leitura transversal que fiz). "Não Vi o Livro, Mas Li o Filme" é um óptimo livro que pode suscitar o interesse por parte de pessoas afeiçoadas a estudos literários, cinema, artes, comunicação ou cultura audiovisual. O conteúdo do livro pode ser acedido aqui e a sua aquisição numa livraria Bertrand.

3 comentários:

rui g disse...

«Com coordenação do professor e crítico de cinema (Expresso) Mário Jorge Torres»

Assim de repente, Victor, não tenho a certeza, mas julgo que ele é crítico do Público. PS: Não é que tenha grande importância... Um abraço.

Unknown disse...

Rui g: obrigado pela rectificação. Sim, o Mário Jorge Torres é crítico do Público. Lapso meu (devo ter confundido com Jorge Leitão Ramos).

Silly Little Wabbit disse...

Desconhecia. Fiquei com imensa vontade de ler...