segunda-feira, 27 de agosto de 2012

London Film Museum

Na sequência de um post anterior sobre o London Film Museum que visitei há uma semana, dou agora mais pormenores: trata-se de um surpreendente museu situado em plena zona de Sout Bank, mesmo ao lado do famoso London Eye (a roda gigante panorâmica à beira do rio Tamisa). Está aberto desde 2008 num edifício antigo recuperado e adaptado para acolher as obras da coleccção. Não é um museu particularmente grande e vê-se, sem pressas e dependendo do ritmo, numa média de 2 a 3 horas. Ao contrário da gratuitidade de entrada de muitos museus londrinos, este tem o custo de 13,50 libras por adulto (com descontos para grupos e famílias).
O London Film Museum tem vários pontos de interesse: logo na primeira (e ampla) sala o visitante depara-se com peças de roupa usadas por estrelas de cinema (luvas e bolsa de Bette Davis ou a t-shirt branca usada por Anthony Hopkins em "O Silêncio dos Inocentes"), o fato do primeiro Super-Homem, claquetes de grandes realizadores, o célebre gongo do início dos filmes da produtora The Rank Organisation, o trono do filme "Elizabeth", projectores de luz e muitos adereços preciosos usados em filmes famosos (como a espada de laser de Darth Vader); ou uma bancada recheada de argumentos (guiões) com notas manuscritas dos próprios realizadores.
Depois, à medida que o visitante avança à descoberta deste museu, depara-se com salas de grande interesse para qualquer cinéfilo que se preze: uma ala enorme só dedicada a Alfred Hitchcock; outra só vocacionada para a história dos estúdios de cinema britânicos ao longo de um século de história; outra dedicada ao grande mestre do cinema de animação (terror e ficção científica) Ray Harryhausen, responsável por algumas das animações (monstros, esqueletos, dinossauros...) mais brilhantes de filmes de cultos dos anos 50 e 60; existe também uma sala sobre essa eminência cultural inglesa que dá pelo nome de Sherlock Holmes; uma sala sobre cinema de terror, etc.
Mas a parte do London Film Museum mais interessante é mesmo a ala enorme dedicada ao grande génio Charlie Chaplin. Nesta secção ficamos a saber tudo sobre a vida e obra de Chaplin, com infografias detalhadas, fotografias inéditas de família e de estúdio, cópias de certificados médicos e de residência, reproduções de cenários de filmes, o chapéu e a bengala (cedidos pelo British Film Institute), objectos pessoais, adereços utilizados em filmes, etc. A forma como toda esta informação visual é exposta é de grande qualidade e coerência.
Em suma, o London Film Museum é um fantástico museu dedicado à memória e histórias do cinema e é, por isso, uma visita imperdível para qualquer cinéfilo que visite Londres.
Nota 1: existe um outro London Film Museum no centro de Convent Garden (que não visitei) mais vocacionado para a fotografia e indústria cinematográfica inglesa.
Nota 2: as fotografias em baixo são da minha autoria e foram devidamente autorizadas pelos responsáveis do Museu. 

2 comentários:

Peter Gunn disse...

Calculo que tenha sido realmente fascinante pois só por esta amostra já eu fico cheio de vontade de um dia lá ir também!

Obrigado pela partilha =)

Anónimo disse...

Curiosamente tinha ouvido muitas críticas negativas ao museu e por isso acabei por não visitar. Fui sim ao de Covent Garden que é gratuito e muito pequenino. Tinha lá alguns objectos de filmes ou relacionados com algumas estrelas, como Marilyn Monroe. Tem também alguns documentos e objectos sobre o início do cinema e da fotografia.