sábado, 10 de maio de 2014

O regresso em grande dos Swans



Maquinal e tribal; arrebatadora e intempestiva; obsessiva e impactante. Eis alguns dos adjectivos para descrever a música dos Swans. Banda veterana liderada pelo carismático Michael Gira. 
Depois de um estonteante álbum editado em 2012 - "The Seer" - os Swans regressam à carga com um novo e duplo álbum, "To Be Kind" (candidato a disco do ano), do qual faz parte este hipnótico e frenético "Oxigen":
Para ouvir em streaming o álbum na íntegra abrir aqui.
Entretanto, a grande notícia é o regresso dos Swans a Portugal (depois de terem actuado há um ano no Festival Primavera Sound). Será no dia 4 de Outubro no Hard Club do Porto, no âmbito do festival Amplifest. 

Eis o que diz o (elucidativo) press release: 

Seja pelas marchas lentas, bárbaras e sufocantes dos seus primórdios industriais, pelo opressivo folk-rock dos discos da década de noventa ou pelas esmagadoras orquestrações dos trabalhos posteriores à reactivação da banda em 2010, não há como negar que os Swans são uma entidade sem paralelo na história da música. Capitaneados pela mente intempestiva de Michael Gira, que em palco conduz a banda como um maestro possuído por uma energia superior e desconhecida, e com o novo disco To Be Kind ainda a ferver-lhes nas mãos, os Swans soltarão a sua majestosa força sobre o palco do Amplifest. Um concerto dos Swans assemelha-se a uma centena de comboios desgovernados a atravessar-nos o corpo num êxtase latejante – e em Outubro o Hard Club será a estação de partida.

Sem comentários: