segunda-feira, 14 de julho de 2014

O consumo de cultura em Portugal: a desgraça

E assim caminhamos, aos poucos, para o abismo: "Portugal na cauda da Europa no que diz respeito à participação cultural".
Ver aqui.

2 comentários:

Susana disse...

"(...) na Suécia 90% dos cidadãos leram um livro no ano passado, na Dinamarca a taxa é de 82%. Em Portugal esta taxa é de 40% (menos dez pontos percentuais), sendo que a maioria apresenta como justificação para não ler, a falta de interesse.".

Destaco "a falta de interesse". Este é, a meu ver, o maior problema de Portugal. Enquanto as mentalidades não forem mudadas e as pessoas não entenderem o porquê de ir ao teatro, ao cinema ou à ópera em vez de ir para o café a noite toda ou ficar a ver reality shows na tv, nada feito.

Hugo disse...

Aqui no Brasil a situação é semelhante ou ainda pior.

O percentual de brasileiros que lê um livro por ano é mínimo, sem contar que grande parte da população saber ler, mas não entende o que leu. É fruto da péssima educação público, totalmente abandonado pelo governo.

Os filmes que fazem sucesso por aqui são os blockbusters e as comédias brasileiras produzidas com formato semelhante as novelas de tv. Filmes que fazer pensar não tem espaço nos cinemas.

Brasil e Portugal tem muitas semelhanças neste aspecto.

Abraço