terça-feira, 4 de março de 2014

Dead Combo: o regresso

Os Dead Combo regressam com um novo álbum: "A Bunch of Meninos". Não sei se o título do disco tem alguma coisa a ver com o célebre filme "The Wild Bunch" (1969) de Sam Peckinpah, mas é bem provável, ou não tivessem os Dead Combo um gosto muito especial pela iconografia western (música e imagens). 
Os músicos, Tó Trips e Pedro Gonçalves, continuam a criar ambientes cinematográficos com fortes influências do imaginário do western, mas também do rock, do fado e de ritmos de várias latitudes planetárias que constroem as canções sempre instrumentais (que se encaixavam tão bem na voz de um Tom Waits!).  São estas características que conferem aos Dead Combo toda a sua originalidade no panorama musical português. 
Pensando bem, a música destes "bunch of meninos" assentaria que nem uma luva num qualquer western violento de Sam Peckinpah.
Aqui pode ouvir-se o álbum (com canções com títulos tão singulares como "Miúdas e Motas", "Hawai em Chelas", "Dona Emília" ou "Snowden's Dream"; e aqui pode ver-se o tema-título "A Bunch of Meninos":

1 comentário:

Rui Gonçalves disse...

Com um som mais cru e directo, parece-me. Necessita de mais umas quantas audições para se começar a entranhar, mas a primeira impressão é positiva...