Durante décadas Portugal viveu sob o jugo do Estado Novo: o povo não tinha acesso à cultura como nos países democráticos. Assim que se deu a revolução do 25 de Abril, uma ânsia apoderou-se da sociedade portuguesa para conhecer os fenómenos culturais fulgurantes que se davam "lá fora".
Era o caso do cinema. O filme "O Couraçado Potemkine" de Sergei Eisenstein, originalmente de 1925, só foi visto publicamente num cinema em Portugal em 1974, na ressaca da liberdade. Veja-se esta fotografia incrível: a população em massa para ver um filme (proibido) do período mudo!
Mais informação sobre esta estreia aqui.
2 comentários:
Peço desculpa pela correcção, mas trata-se de uma imagem da manifestação do 1º de Maio de 1974, que partiu da Alameda D. Afonso Henriques, rumo ao (nesse dia baptizado) Estádio 1º de Maio. A fotografia (feliz) apanha o cartaz do Cinema Império, onde no dia seguinte (2 de Maio de 1974) se estreou finalmente em Portugal "O Couraçado Potemkin", o melhor de todos os filmes, na opinião de Chaplin. O facto de a multidão não estar na fila para a bilheteira não diminui o filme (nem as pessoas). Estava na rua a nossa revolução. Ai que saudades, ai, ai...
JHS
JHS: obrigado pelo esclarecimento.
Enviar um comentário