quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"Os Maias" no cinema

Depois de uma bem sucedida adaptação ao cinema da difícil obra literária "O Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa, o realizador João Botelho arrisca agora ainda mais ao adaptar - segundo consta, com total respeito pelo texto literário - uma das obras maiores da literatura portuguesa: "Os Maias" de Eça de Queirós. 
Pelo trailer, constata-se uma realização segura e uma boa recriação de época (com cenários assumidamente pintados) da Lisboa de final do século XIX. Mas certamente que não será um filme que irá agradar a todos, mas poderá confirmar-se como um marco do cinema português contemporâneo. 
 Estreia no dia 11 de Setembro. 

3 comentários:

Rui Alves de Sousa disse...

Um grande filme (vi a versão integral que vai estar no Cinema Ideal), e isto porque não é exactamente como os outros filmes do Botelho, ou pelo menos, como as outras adaptações. É um filme mais coerente, directo e detalhado que será capaz de agradar a mais gostos, por captar muitíssimo bem o espírito do livro, e ter um sem número de extraordinários actores (melhor mesmo é o João da Ega, interpretado por Pedro Inês). Muitas invenções visuais interessantes, para mim um dos grandes filmes do ano. Não sei qual a diferença para a versão que vai estar em mais salas (com duas horas e 15 minutos, creio?), mas penso que essa versão será para ser mais acessível para escolas e público em geral. Mas as 3 horas passam num instante.

Victor Afonso disse...

Obrigado pelo contributo, Rui.

Sonja disse...

No Brasil teve uma mini-serie em 2001, muito boa por sinal. Abs