sexta-feira, 5 de abril de 2013

Documentário explica "The Shining"

"The Shining" é, juntamente com "2001: Odisseia no Espaço", o filme mais enigmático e fascinante da filmografia de Stanley Kubrick. Isto porque o filme interpretado por Jack Nicholson é um manancial de enigmas e de significados (considerados) ocultos. Aliás, este é talvez o filme de Kubrick que mais teorias de explicação tem suscitado desde que estreou há 30 anos. Há versões e teorias para todos os gostos, até uma teoria delirante que defende que todo o filme "The Shining" representa uma mensagem subliminar sobre a conspiração da viagem do homem à Lua (segundo a qual teria sido Kubrick a filmar e a encenar a ida do homem à Lua - pode ser visto neste link).
De uma forma mais séria, para tentar dar resposta ao mistério que é "The Shining", o realizador Rodney Ascher realizou o documentário "Room 237", que é estruturado em 9 secções, cada uma relacionada com um aspecto determinado do filme e com depoimentos de especialistas e simples fãs obcecados com o filme. O trailer do documentário é brilhante na sua concepção minimalista e visual (a música também é excelente).
O documentário pode ser visto online (versão original) aqui.

1 comentário:

Rui Gonçalves disse...

O filme é daquele género de obras que revela sempre mais qualquer coisa a cada nova visualização. Comigo, pelo menos, tem acontecido. E nem sequer era dos filmes que mais gostava do Kubrick...