quarta-feira, 10 de abril de 2013

"Kon-Tiki"

"Kon-Tiki" foi o filme norueguês candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na edição 2012 dos Óscares. Trata-se de um magnífico filme sobre a expedição "Kon-Tiki" de 1947 levada a cabo pelo eantropólogo Thor Heyerdahl e mais cinco homens, no intuito de tentar provar que os moradores da América do Sul poderiam ter ocupado a Polinésia em épocas pré-colombianas. Para isso, Thor construiu uma balsa com as técnicas e materiais da época e partiu numa aventura de quatro meses através do perigoso Pacífico.
Em 1947, Thor filmou esta aventura que resultaria num documentário que pode ser visto aqui.
Por sua vez, em 2012, o realizador norueguês Espen Sandberg filmou um filme de ficção baseado nos factos verídicos ocorridos antes, durante e após a famosa expedição.
"Kon-Tiki" é, por isso, um filme altamente recomendável pela forma como expressa a força do espírito humano perante as maiores adversidades.
Trailer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

pode -me dizer onde esta o post relativo a filmes indicados para crianças.Lembro me de uma vez ler aqui um post, em que falou de 5 filmes, julgo eu, que mostrou aos seus alunos, ou filhos.
Necessitava desse de rever esse post.
Obrigado e bom trabalho

Unknown disse...

Caro anónimo: eis os vários links onde falei do assunto:

http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.pt/2008/01/o-cinema-educa.html

http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.pt/search?q=o+cinema+substitui+a+escola

Daniel S. disse...

Este Kon-Tiki parece-me uma recomendação excelente, certamente vou vê-lo em breve.
Já agora, apetece-me perguntar se já viste o filme Paris-Manhattan (http://www.youtube.com/watch?v=GmG6mD2oxSg)? É um filme leve e agradável de ver, especialmente para fãs da filmografia de Woody Allen. Cumps.

Unknown disse...

Daniel S: parece uma incrível coincidência - vi o "Paris Manhattan"... ontem à noite! :)

Sim, é um filme leve e agradável, e gostei especialmente pela ligação ao universo de Woody Allen. Brevemente falarei dele.