domingo, 22 de fevereiro de 2015

Luiz Pacheco - As entrevistas

Luiz Pacheco foi um provocador por natureza que soube como poucos espicaçar sem pudores o meio literário português, como quando inventou o “Neo-Abjeccionismo” para gozar com o Neo-Realismo (na altura vigente). Foi uma das personalidades mais insurrectas, marginais e criativas da literatura portuguesa do século XX (na esteira de Almada Negreiros e Mário Cesariny).
Pacheco foi um verdadeiro meteoro da escrita e da crítica, fulgurante espírito de sagaz mordacidade, capaz de descarnar as palavras da língua mãe como quem tosquia a lã de uma ovelha. 

Acaba de ser lançado um livro editado pela editora Tinta da China - "O Crocodilo Que Voa" - que compila as entrevistas (politicamente incorrectas) mais importantes que a comunicação social lhe fez durante os seus últimos anos de vida. Altamente recomendável.

No longínquo ano de 2007 foi realizado um documentário sobre a figura icónica de Luiz Pacheco e eu escrevi dois posts sobre o autor e o referido documentário: aqui e aqui.

1 comentário:

Paulo Gonçalves disse...

Quando lhe disseram que esse livro ia ser editado, respondeu:Esse livro é uma merda!Isso é uma aldrabice. É bom para andar por essas pequenas editoras.
...tenho a edição de 2008, com uma capa diferente!