domingo, 1 de fevereiro de 2015

Beatles ou Kraftwerk?

O site Flavorwire lançou uma pergunta: "São os Kraftwerk mais importantes do que os Beatles?

As respostas nas redes sociais, para todos os gostos, não se fizeram esperar: houve quem afirmasse que os Beatles eram "indiscutivelmente" os mais importantes. Outros que seria a banda alemã porque "criou um género musical". Outros ainda disseram que era difícil responder porque era como comparar uma "maçã com uma laranja".

Ora, na minha humilde opinião esta é daquelas perguntas meramente retóricas que não abonam a favor de uma reflexão séria e objectiva. Primeiro, era preciso saber o que significa "mais importante": em qualidade musical? Em influência? Em discos vendidos? Em número de fãs? (só uma curiosidade: numa pesquisa no Google os Beatles têm 117 milhões de resultados e os Kraftwerk têm apenas 15 milhões).

Segundo, porque ambos foram muito importantes e influentes na evolução da história da música popular da segunda metade do século XX: os Beatles foram um meteoro inovador no pop-rock e criaram o primeiro fenómeno de fama à escala planetária. Os Kraftwerk constituíram um dos projectos de música electrónica mais influentes dos anos 70 e 80. Ou seja, no meu ponto de vista, cada um destes nomes foi importante à sua dimensão e registo. Nunca arriscaria afirmar que este ou aquele "foi o mais importante".

É o mesmo que perguntar:

"São os Joy Division mais importantes do que os Sex Pistols?"
"São os Rolling Stones mais importantes do que Bob Dylan?"
"São os The Doors mais importantes do que os Velvet Underground?"
"São os Public Enemy mais importantes do que Frank Zappa?" 

Etc, etc...

Sem comentários: