quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Discos que mudam uma vida - 25


Dissidenten - "Sahara Electrik" (1983)

Alguém me gravou este disco numa cassete áudio pelos meados dos anos 80. Das várias centenas de cassetes que acumulei durante essa década, confesso que a cassete com o viciante disco "Sahara Electrik" dos Dissidenten foi das que mais rodou na aparelhagem (ao ponto da fita se ter estragado). À altura, era para mim um disco com uma sonoridade totalmente nova e estimulante, em que sons do Médio Oriente e da Ásia se misturavam com ritmos electrónicos, na esteira do álbum "My Life in the Bush of Ghosts" (editado dois anos antes) de David Byrne e Brian Eno.
Os Dissidenten são um colectivo alemão (ainda em actividade) que criou alguns álbuns essenciais (este é o principal) para a evolução da estética "fusionista" entre a world music e a sensibilidade puramente pop (que viria a desenvolver-se posteriormente com outros grupos). De resto, o tema "Fata Morgana" dos Dissidenten foi um dos temas mais populares nas pistas de dança alternativas da primeira metade dos 80 em países como Espanha, Itália, Alemanha e Canadá. Ouça-se "Fata Morgana" aqui. "Sahara Electrik" é um disco de pura energia e encantamento melódico e rítmico, concebido por um grupo de alemães fascinados pela tradição musical de Marrocos, Argélia e Índia (colaboraram com alguns músicos destes países).
Para quem quiser conhecer ou recuperar este disco dos Dissidenten, basta carregar neste link e o disco estará pronto a ser degustado em todo o seu esplendor!

5 comentários:

Rolando Almeida disse...

Vicor,
raramente acertas num disco da vida que eu desconheça, mas este nunca tinha ouvido falar.
Thanks e abraço

Unknown disse...

Rolando: é um grane disco. Se não conheces vais gostar, estou certo.
Abraço,
VA

Anónimo disse...

Este também é um disco da minha vida. O tema Fata Morgana é simplesmente brutal. É daqueles discos obrigatórios em qualquer discoteca.

Não deve ser curiosidade para ninguém mas o sr. roberto leal tem um tema com a música do Fata Morgana :)

Anónimo disse...

Granda disco, Victor .FNAC, Coimbra, dia 28 de Setembro.Presenciei o seu fabuloso concerto lá.Dissidenten é realmente fabuloso .Um disco que guardo como preciosidade...

Unknown disse...

Anónimo: obrigado pelo seu comentário.
VA