quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Kubrick e o xadrez

Stanley Kubrick era um fanático jogador de xadrez. Aprendeu a jogar quando era ainda um jovem e nunca deixou de jogar em toda a sua vida. Dizia que o xadrez o ajudava a ter paciência e disciplina e o próprio processo criativo de Kubrick era uma espécie de jogo de xadrez, no qual as diferentes componentes desempenhavam funções distintas. Tudo em função da procura da perfeição artística (a própria mente criativa de Kubrick seria uma complexa e intrincada projecção do xadrez). 
O xadrez aparece em vários dos seus filmes e há um episódio curioso ocorrido quando o realizador filmava "The Shining" (1980): no início de um dia do já atrasado processo de filmagem do filme, o actor Tony Burton levou para o set um tabuleiro de xadrez para jogar com outro actor nos tempos livres (que eram muitos devido ao lento processo de filmagem de Kubrick). 
Kubrick reparou no tabuleiro e teve uma atitude drástica própria de um autêntico viciado no jogo - cancelou as filmagens desse dia para poder jogar com Burton. 
Escusado será dizer que o cineasta ganhou todos os jogos... 

1 comentário:

Peter Gunn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.