sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Para entrar na Zona



A Zona.
Haverá lugar mais misterioso e intrigante do que este na história do cinema? Um lugar místico, metafísico, potencialmente indutor de concretização dos sonhos humanos mais recônditos? A Zona é um sítio sagrado, quase sobrenatural, dentro do qual existe um Quarto muito especial onde a simples presença humana pode desencadear reacções fatalmente perigosas. 
A Zona existe no filme “Stalker” (1979) de Andrei Tarkovski, um filme cujos personagens (3 homens à deriva) procuram aconchego espiritual no seio de uma sociedade devastada e niilista. Uma viagem meditativa e filosófica ao interior da condição humana, dessa coisa tão budista que é o “desejo” e dessa outra coisa tão cristã que é a (necessidade da) “fé”. “Stalker” é também, para os mais pessimistas e visionários, uma espécie de profecia que antecipou - sete anos depois - o terrível desastre nuclear de Chernobyl. 
Ora, sobre estes considerandos (e muitos outros) relativos à Zona escreveu Geoff Dyer, eminente escritor e ensaísta britânico. O título do livro é todo um programa de intenções: “Zona: A Book About a Film About a Journey to a Room”. Foi editado no final de 2012 no mercado internacional e encontra-se à venda na Amazon (e noutras livrarias virtuais). Não creio que seja objecto, algum dia, de tradução para português. Tirando o crítico Perdro Mexia (que há umas semanas escreveu uma página no Expresso sobre a Zona), quem mais se interessa pelo tema? 
No entanto é, indubitavelmente, um livro imperdível para os amantes do universo metafísico do realizador russo e para os fanáticos da Ficção Científica de índole mais filosófica (“Stalker” é baseado numa adaptação livre de um obra de FC dos irmãos Strugatsky). 
Para ler mais informação, algumas páginas, índice e recenções críticas aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ѕο, ωhat prеciѕely iѕ Αuгаwave at any rate,
anԁ sіnсe so, the гesults
aгe hugе when іt comes to pain in thе neck allevіation has seveгal аdvantages.


Look into my homepаge ... john

Anónimo disse...

This, in turn, prospects to nerve restriction. The quickest way to get rid of bodyweight all over the belly place is lower your
calorie consumption.

Feel free to surf to my web page: Flex Mini Coupon