domingo, 4 de agosto de 2013

A Paris de Woody Allen

Os meus pais foram emigrantes em França e eu vivi até aos sete anos no centro de Paris. Tenho ainda fortes recordações da minha vida na capital francesa. Lembro-me das ruas, das avenidas, dos parques, do rio Sena, de alguns monumentos e da escola onde estudei. Vou voltar a Paris de férias este mês e estou ansioso para me reencontrar com as minhas próprias memórias e sentir a beleza que esta cidade transmite. 
Por isso me lembrei do início do filme "Midnight in Paris" (2011) de Woody Allen. Antes da história propriamente dita ter início, o realizador filmou a cidade em diferentes planos fixos para dar uma perspectiva multifacetada da beleza e singularidade estética únicas da capital. 
São três minutos maravilhosos ao som da música "Si Tu Vois Ma Mère" do clarinetista de jazz Sidney Bechet (uma das referências musicais de Woody). A combinação entre uma certa melancolia transmitida pela música, a fotografia deslumbrante e as imagens das ruas, da arquitectura, das luzes, das matizes de cor de Paris, fazem desta introdução uma ode belíssima a Paris. 
E para quem conhece Paris e já circulou pelas suas ruas, jardins, avenidas e cafés, concordará que esta sequência é de um deslumbramento nostálgico deveras comovente.  
Obrigado, Woody Allen.

1 comentário:

Marcelo Castro Moraes disse...

Meia noite em paris mostra que Allen ainda está em boa forma.