segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Paris: livraria icónica

Em Paris visitei uma livraria irresistível. Irresistível pelo encanto, charme e conteúdo: "Shakespeare and Company"
Fica situada no número 17 da Rue de la Bucherie, mesmo atrás da célebre catedral Notre Dame. Abriu em 1951 e actualmente é considerada das livrarias mais distintas e icónicas da capital francesa. Para tal muito serviu ter sido cenário de dois importantes filmes: "Before Sunset" (2004) de Richard Linklater e de "Midnight in Paris" (2011) de Woody Allen
A "Shakespeare and Company" é especializada em literatura anglo-americana e é fruto de uma livraria original (com o mesmo nome) que funcionou entre 1919 e 1940, frequentada na altura por artistas e escritores como Man Ray, Ernest Hemingway, Ezra Pound ou Gertrude Stein.
Actualmente a livraria é gerida por Sylvia Beach Whitman, filha do ex-proprietário George Whitman. Neste espaço respira-se literatura e arte como se o tempo parasse. Existem frequentemente actividades como leituras públicas de poesia, encontros de escritores, tertúlias literárias, etc.
Uma livraria que não é apenas um depósito de livros, mas sim um magnífico espaço de fruição e partilha de saberes, fazendo justiça à Paris boémia e artística.
(Fotos: Victor Afonso)






2 comentários:

Miguel Domingues disse...

E abarbataste-te com alguma coisa?

Unknown disse...

Por acaso não, mas não por falta de vontade. Acontece que estava com a família e atrasado para ir a outro sítio e foi uma visita muito rápida. Mas deu para perceber que os preços também não eram muito acessíveis...
Comprei apenas dois postais com imagens da própria livraria.