quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jack Torrance e o livro



No genial filme “The Shining” do genial Stanley Kubrick, a loucura apodera-se de Jack Torrance (Jack Nicholson) enquanto tenta arranjar inspiração para escrever o seu livro no isolado Overlook Hotel.

O estado mental de Torrance sofre alucinações progressivas e a espiral de violência psicológica adensa-se perigosamente junto do resto da família. Numa determinada sequência do filme, a mulher de Jack Torrance, Wendy (Shelley Duvall), descobre, horrorizada, que o marido tinha passado semanas a escrever, obsessivamente, a mesma frase na máquina de escrever: “All Work and no Play Makes Jack a Dull Boy” (tradução livre – “muito trabalho e pouco divertimento torna Jack um rapaz deprimido”). Começa nesta cena, aparentemente banal e inconsequente, a descida aos infernos encenada por Kubrick de forma absolutamente terrorífica. Jack Torrance escreveu dezenas de páginas com a mesma frase, apenas disposta na folha branca de formas geométricas diferentes, jogando com o efeito visual das palavras. O filme de Kubrick foi baseado no livro de Stephen King, e nesta obra do mestre do terror contemporâneo, a personagem de Jack Torrance nunca concluiu o livro.

Por isso, um jovem artista e escritor inglês, chamado Phil Buehler, fã de King e de Kubrick, resolveu assumir o papel de Jack Torrance e “escrever” o livro que o personagem do livro e do filme nunca editou. Ou seja, Phil Buehler escreveu um livro com 80 páginas inspirando-se no que Jack Torrance fazia no filme: apenas com a frase "All Work and No Play Makes Jack a Dull Boy", Buehler contruiu múltiplas formas visuais (geométricas, abstractas...), como se incarnasse o verdadeiro espírito atormentado de Torrance.

Neste link é possível ver as primeiras 15 páginas do livro (as páginas são visionadas carregando com o rato). Resumindo: um livro real de um escritor de ficção.

3 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Como é que ninguém se lembrou disto mais cedo? Genial :D

http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

Wellvis disse...

Uma vez eu li alguma coisa nesse sentido, de que o livro ja existia e tinha virado uma espécie de "mito urbano" e bla bla bla. Agora é concreto. Hahah muito bom.

Anónimo disse...

era mais facil arranjar uma namorada