sábado, 10 de novembro de 2012

Danny


Sempre me interroguei qual terá sido o percurso da criança que interpretou Danny em "The Shining" (1980) de Stanley Kubrick. De seu verdadeiro nome Danny Lloyd, a criança tinha apenas 6 anos quando encarnou o filho do atormentado Jack Torrance (Jack Nicholson). Foi escolhido num casting entre 3 mil candidatos.
Kubrick apreciava o miúdo pela sua espontaneidade e intuição. Precisamente por causa da idade, nunca lhe foi dito que actuava num filme de terror (julgou sempre que se tratava de um simples drama familiar). Só viu o filme aos 13 anos (com uma montagem que excluía as cenas mais violentas) e apenas viu o filme sem cortes quando fez 17 anos.
Danny Lloyd é deveras portentoso na forma como interpreta a criança assustada e no modo como criou o seu alter-ego ("Tony"). Há várias cenas célebres no filme de Kubrick com Danny, mas a cena em que escreve "Redrum" na porta proferindo, com voz gutural e medonha, esta mesma palavra, ficou na memória dos espectadores de várias gerações (assim como as sequências com o triciclo pelos corredores do Overlook Hotel ou o encontro com o sinistro quarto 237).
Depois desta soberba e precoce estreia no cinema, era previsível que Danny tivesse uma carreira promissora na sétima arte. Mas não foi o caso. Apenas voltou a participar, dois anos depois de "The Shining", numa banal série televisiva sem qualquer sucesso. Por vontade da família, a criança não mais voltaria ao mundo dos filmes, dedicando-se aos estudos. E pelos vistos com uma carreira de sucesso, visto que é actualmente professor de biologia e ciências no Community College em Elizabethtown, Kentucky.
Danny Lloyd recusou sempre ser entrevistado acerca da sua participação no mítico filme de Kubrick e as suas aparições públicas em eventos cinematográficos eram inexistentes. Até que há alguns anos aceitou fazer uma conferência no festival de filmes de terror no Kentucky (Fright Night Film Fest). Nessa ocasião, revelou-se afável e assinou autógrafos e falou com os fãs do cinema de terror sobre a sua interpretação no filme de Kubrick - como pode ser visto aqui..
Actualmente, Danny tem 40 anos, é pai de família, está quase calvo, mas ainda conseguimos identificar nos seus olhos e no seu rosto a expressão inocente do Danny de "The Shining". E é quase certo que o cinema terá perdido um potencial grande actor.

2 comentários:

shirley disse...

O importante é que ele parece feliz =]

Anónimo disse...

Danny não está assustado. Danny é um shining