segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Samsara"

Se há filmes que merecem - e têm - de ser vistos em grande ecrã, numa sala escura e com as melhores condições de imagem e som, este é seguramente um deles: "Samsara" de Ron Fricke. O mesmo realizador que fez o magnífico "Baraka" (1992), aventurou-se num incrível projecto de filmar em 25 países durante vários anos para captar a complexidade e essência do tempo, da natureza e do homem. 
À semelhança do que fizera com "Baraka", este "Samsara" é um documentário sem recurso a palavras, cuja mensagem é transmitida unicamente pelo poder das imagens e da música, resultando numa autêntica experiência imersiva para o espectador. 
Estreou há uns meses nos EUA e tem feito um percurso triunfal, recebendo excelentes elogios da crítica especializada e do público (apenas dois exemplos: "Sumptuous, thoughtful and profoundly gorgeous - one of the most immersive things the screen has shown us in years" ou "One of the best films of 2012: Samsara is a profound spiritual experience").
Diz-se que visualmente é arrebatador e eu acredito; não só porque a sensibilidade estética e plástica de Fricke já foi mais do que comprovada, mas também porque este documentário foi filmado num formato raro hoje em dia: o imponente 70mm.
Infelizmente, duvido que "Samsara" estreie em salas portuguesas, visto que os distribuidores deverão achar que se trata de uma mera curiosidade "étnica" à moda da National Geographic. Nada mais errado: "Samsara" é, certamente, uma prova das potencialidades estéticas que o cinema, enquanto arte, tem ainda para oferecer (e surpreender) ao mundo.
Site oficial.

5 comentários:

Tiago Ramos disse...

Já o viste?

Unknown disse...

Ainda não vi, Tiago. Apenas vi os vários trailers, teasers e making of que estão disponíveis no site oficial.
Como referi, é dos tais filmes que têm de ser vistos em grande ecrã para a experiência ser total.

Tiago Ramos disse...

Eles enviaram-me o DVD screener, mas ainda não tive oportunidade de ver. Mas parece-me fascinante!

Unknown disse...

"Eles", quem? Também quero um DVD screener! :)

Tiago Ramos disse...

Da Oscilloscope Laboratories, para FYC nas categorias de Documentário, Fotografia e Banda Sonora... mas ontem nem constava na pré-lista.