sábado, 7 de setembro de 2013

Cinema: a discussão do top 10



Para quem ainda não sabe ou para quem quer relembrar, 846 críticos escolhidos pela revista Sight & Sound escolheram há um ano os 10 melhores filmes de sempre. 
Pela primeira vez, o clássico de Welles, "Citizen Kane", foi destronado:

1 - "Vertigo" (Alfred Hitchcock, 1958)
2 - "Citizen Kane" (Orson Welles, 1941)
3 - "Tokyo Story" (Yasujirô Ozu, 1953)
4 - "La Règle du Jeu" (Jean Renoir, 1939)
5 - "Sunrise" (F.W. Murnau, 1927)
6 - "2001: A Space Odyssey" (Stanley Kubrick, 1968)
7 - "The Searchers" (John Ford, 1956)
8 - "Man with a Movie Camera" (Dziga Vertov, 1929)
9 - "The Passion of Joan of Arc" (Carl Theodor Dreyer, 1928)
10 - "8½" (Federico Fellini, 1963)
-------------------
Apesar de se tratar de uma lista elaborada por críticos e jornalistas especializados, não deixa por isso de ser uma lista subjectiva e passível de discussão. Isto é, será legítimo perguntar porque é que não consta nenhum filme de Sergei Eisenstein, Andrei Tarkovski, Charlie Chaplin, Robert Bresson, Jacques Tati, Ingmar Bergman ou tantos outros? Simplesmente porque não "cabem" no top 10 original mas poderiam, perfeitamente, integrá-lo.  

6 comentários:

Anónimo disse...

De alguém assíduo aqui no sítio que pede desde já desculpa pelo atrevimento, vem um pedido: diminua por favor a quantidade de posts em cada página porque se torna doloroso a carregar e movermo-nos.
Joana T.

Unknown disse...

Olá Joana.
Refere-se ao facto da página demorar a carregar, é isso? Posso diminuir o número de posts quando se abre a página do blog.
Obrigado pela recomendação.

Anónimo disse...

Já agora também deixava uma sugestão. Não sei se se deve ao facto de possuir algumas doenças a nível visual mas é-me um pouco difícil ler o texto no seu blog. Passados alguns minutos de estar a ler, como o fundo é preto e as letras brancas, os olhos começam a tremer a vista distorce um pouco. Não é algo que vá impedir que continue a ler o blog mas tornaria a leitura muito mais confortável. Acho que a solução seria uma espécie de votação :)
Obrigado.

Cumprimentos,

Eduardo

Unknown disse...

Anónimo: isso não terá a ver com a resolução do seu computador/ecrã? É que eu já reparei que o blog tem uma qualidade visual diferente dependendo do tipo de monitor e de resolução...

Anónimo disse...

O monitor tem uma resolução de 1920x1080 e é um asus Full HD. Não sei mas provavelmente até há pouca gente com este problema. A verdade é que quando o fundo é branco e as letras são pretas, como é caso desta página(Comentários), a reacção não acontece. Obrigado pela atenção.

Eduardo

Anónimo disse...

sim, era exatamente a isso que me referia.
Um muito obrigado, pela atenção como pelo blog.
Joana T.