domingo, 1 de dezembro de 2013

Parabéns, Woody!

Neste dia em que Woody Allen completa 78 anos de vida, quero manifestar o profundo respeito e admiração que nutro pelo seu imenso legado artístico. Aprendi muito a ler os seus livros (sim, Woody também escreveu livros) e a ver os seus filmes. Mesmo os seus filmes dito "menores", porque até estes são quase sempre melhores do que os filmes considerados "bons" de outros realizadores.
Partilho muitas das inquietações existenciais de Woody Allen; partilho totalmente o seu estilo de humor intelectual e neurótico e, muitas vezes, non-sense. Admiro a sua visão da arte e os seus gostos literários, cinematográficos e culturais. Alguns dos seus filmes ensinaram-me mais sobre a vida e sobre questões filosóficas e religiosas do que lendo muitos livros sobre os temas. Assim como sobre a complexidade e os paradoxos das relações amorosas...
Fruto deste fascínio para com o seu universo estético e ético, frequentemente disse para mim próprio: "Quem me dera ser uma personagem dos seus filmes!". 
Parabéns Woody e que faças muitos mais filmes.

2 comentários:

Hugo disse...

Que continue a filmar por muitos anos.

Abraço

Anónimo disse...

Revejo-me no que dizes (menos a parte de querer ser personagem de um filme dele, elas têm sempre muitos defeitos, preferia ser o superhomem, ou alguém assim), e pelo tanto que aprendi com ele fiz-lhe a minha homenagem este ano. Que nos dê muitos mais bons filmes.