sábado, 1 de fevereiro de 2014

O mapa musical de Tom Waits




Tom Waits é um extraordinário escritor de canções, um dos maiores dos últimos 30 anos. É sabido que compôs largas dezenas de grandes canções sobre os mais variados temas, desde prostitutas a cidades desertas. 
Ora, soube agora que existe um site só dedicado às canções que Tom Waits escreveu sobre dezenas de cidades de todo o mundo. O site só podia chamar-se "The Tom Waits Map", porque é disso que se trata: um site com as localizações de cidades sobre as quais Tom cantou ao longo de três décadas de carreira. É certo que a maioria das canções estão localizadas em cidades e vilas dos EUA, mas há muitas outras que estão referenciadas na Europa, em África e na Ásia. 
Para aceder à informação de cada cidade, basta colocar o curso do rato em cima de cada seta vermelha e visionar a informação: indica a cidade, o título da canção, a parte da letra a que se refere a cidade e qual o álbum e ano a que pertence. Muito interessante, numa perspectiva musical-geográfica. Ao vaguear pelo mundo com o nosso rato de computador, compreendemos que Tom Waits escreveu canções tão boas sobre uma terra perdida no meio dos EUA, como sobre uma cidade asiática.
E já sei o que estão a pensar (leitores portugueses e brasileiros), mas eu dou já a resposta: sim, há uma canção sobre Portugal, mas não há nenhuma sobre o Brasil.
Abrir o mapa para partir à descoberta.

3 comentários:

Hugo disse...

Grande figura, tem uma voz marcante, além de alguns personagens estranhos que fez no cinema.

O site sobre as músicas foi um ótima idéia.

Abraço

Zenit disse...

E em Portugal a música é sobre onde???No mapa somos conduzidos a lado nenhum...algures perto de Ourém...infelizmente o Tom Waits não tem uma canção sobre os encantos da Guarda....

Nativism disse...

Oi. Eu falo poco Portugues. Eu gosto muito de este auto-ator. Lo que me llama la atención del blog es la foto. Dime si no estoy errado pero esa foto pertence a la película "El Sacrificio" de Tarkovsky? Si es así, un saludo muy grande para vocé.