segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Squarepusher e a música para robôs




Squarepusher (nesta foto) é um músico que admiro há muitos anos. Tom Jenkinson (nome verdadeiro) tem desbravado - desde meados dos anos 90 - alguma da mais inovadora música electrónica dos últimos 15 anos. Para além de um notável instrumentista (toca viola-baixo), é um criativo da electrónica, capaz das mais intrincadas e fascinantes derivações musicais. 
"Feed Me Weird Things", editado em 1995, foi a primeira obra-prima de Squarepusher que veio revolucionar muita coisa na música electrónica e na criação musical digital, fazendo uma inovadora fusão de jazz e drum'n'bass. Ainda no verão passado teve uma experiência fantástica com uma orquestra clássica que pode ser vista (é bom de ver e ouvir!) aqui.

Mas Squarepusher não pára de inventar novas formas de expressão musical: desta vez, aceitou o desafio de um grupo japonês ligado à robótica e compôs música para... uma banda de robôs! Os robôs em causa, chamados Z-Machines, já não são propriamente novidade, mas este projecto é original: Squarepusher escreveu música especificamente para estes três robôs chamados Mach, Ashura e Cosmo. O robô guitarrista consegue tocar com 72 dedos e o baterista com 22 braços! São recursos de execução que superam qualquer capacidade humana, e Squarepusher o que fez foi música a pensar em tirar o máximo partido destas possibilidades. O resultado é estonteante. Música do futuro feita no presente, música interpretada por robôs que mais nenhum humano poderia tocar (percebem isto quando a partir do meio da peça musical a complexidade técnica ultrapassa tudo o que se possa imaginar).
Mas não é tudo: Este é apenas um tema que Squarepusher escreveu para as Z-Machines, uma vez que já no próximo mês de Abril, a prestigiada editora discográfica Warp, vai lançar um EP com mais cinco músicas para estes máquinas musicais. O título não podia ser mais sintomático: "Music For Robots". Ver aqui mais informação.
Agora abram este vídeo em toda a largura do ecrã do computador e deleitem-se com música criada pela mente criativa de um humano, mas interpretada superiormente por máquinas futuristas, as Z-Machines:

Sem comentários: