Em 1946, com apenas 17 anos, Stanley Kubrick fotografou para a revista Look o dia-a-dia do metro de Nova Iorque. Diz-se que durante duas semanas intensivas tirou cerca de 15 mil fotografias.
Eis apenas quatro exemplos do seu peculiar olhar.
Que relações podemos estabelecer entre o cinema e a música? De que forma foi evoluindo esta relação ao longo das décadas? Quais os compositores mais influentes e os que mais trabalharam com realizadores consagrados?
Michael Keaton é soberbo neste regresso a um papel que lhe assenta que nem uma luva (reminiscências de"Batman"), com um desempenho memorável como alguém que procura, a todo o custo, provar ser artisticamente reconhecido sem fazer concessões comerciais, numa luta interior quase devastadora. Dentro do seu ego batalham o bem e o mal, numa derivação alucinada e esquizofrénica que o faz ouvir uma voz interior (a do super-herói que outrora encarnou), capaz de lhe arruinar a vida ou de o... salvar).
A lista dos 10 filmes favoritos de Federico Fellini.
Repare-se na seguinte tabela comparativa que elaborei. Não se trata de um estudo científico e académico. É aquilo que a minha intuição e experiência dizem: uma pessoa que goste de cinema e que tenha alguns conhecimentos, fará uma lista de preferências como aquelas que estão na tabela da esquerda. Será, por assim dizer, um Cinéfilo QB (quanto baste). Mas para os mesmo filmes haverá o verdadeiro Cinéfilo, aquele que tem um conhecimento mais profundo da história do cinema e um gosto mais definido, por isso, escolhe outros filmes menos conhecidos dos mesmos cineastas.