sábado, 24 de janeiro de 2015

British Pathé na internet

Pathé é uma importante sociedade de cinema de origem francesa. Durante décadas dedicou-se à realização, produção, exibição e arquivo de milhares de filmes e imagens. Existe a congénere inglesa, a British Pathé que possui uma extensa e valiosa colecção de imagens e filmes sobre cultura, moda, história, ciência, viagens, desporto e guerras. A maior parte deste rico e variado património está sob a forma de pequenos clips de vídeos de escassos minutos.

Talvez poucos saibam que o Youtube disponibiliza um canal dedicado em exclusivo à memória audovisual do século XX. Assim, a colecção do arquivo cinematográfico da British Pathé (um impressionante número de 85 mil registos vídeo históricos!) está oficialmente disponível no YouTube. Em alta resolução, os vídeos abrangem os anos de 1896-1976 e tratam não só de episódios da história inglesa mas de todo o mundo.

Entre os destaques do acervo estão as reportagens de eventos como o desastre do Titanic, a primeira e segunda Guerra Mundial, a destruição do dirigível Hindenburg, feitos históricos dos anos 20 ou 30, entrevista a figuras céleres da política e da história, ou esta curiosidade - com 45 anos! - da vitória no concurso de Mr. Universe de... Arnold Schwarzenegger.

Abrir aqui o link com os milhares de vídeos.

Sem comentários: