segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fui ver o filme "Super 8" e fiquei surpreendido com duas situações: a história decorre em 1979 mas, a determinada altura, ouve-se de fundo a música "Easy" dos Faith No More (quando o pai e filho estão a comer num bar). Nada seria estranho caso esta canção não fosse datada do ano de... 1992. É verdade que "Easy" é um tema original dos Commodores (banda soul de Lionel Ritchie dos anos 70, mas garanto que a versão que ouvi é a dos Faith No More - conheço bem a voz do Mike Patton).
Outra coisa que me deixou na dúvida: na sequência da estação de serviço vê-se um jovem a ouvir música num aparelho portátil Walkman da Sony. Fiquei a pensar se já existiria no mercado estes populares headphones da marca nipónica. Fui verificar e, de facto, o ano de início de comercialização do célebre Walkman foi mesmo em 1979. Nesta aspecto os produtores do filme estavam atentos, coisa que não se aplica à inexplicável inclusão de uma música que foi editada 13 anos depois da data em que a história do filme decorre.
Quanto ao filme propriamente dito, gostei sem me entusiasmar: é um bom entretenimento de Verão e percebe-se que J.J. Abrams assimilou toda a boa filmografia de aventura e ficção científica dos anos 80, cujo principal legado foi deixado por Steven Spielberg.

2 comentários:

. disse...

não acredito que no caso do walkman tenha havido atenção. parece-me mais que houve sorte.

em 79 ainda estava na fase de projecto, mas deduzo que entre o início da comercialização e a massificação do equipamento tenha decorrido algum tempo. diria que só em 80 começaria a ser comum encontrá-los em todo o lado.

Pedro Almeida disse...

Finalmente encontro mais alguém que reparou nesse detalhe da 'Easy'. É, sem dúvida, a versão cantada pelo Mike Patton. Que estranho deslize!