terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os créditos finais de "Apocalypse Now"


Ontem revi no canal Hollywood a última meia-hora da obra-prima "Apocalypse Now Redux" de Francis Ford Coppola. O filme mantém intacta a capacidade de impacto emocional, como referi neste post.
Com o fim do filme, vieram os créditos finais e surgiu, em fundo negro, a palavra "Starring" e logo de seguida os actores na seguinte ordem: 1º Marlon Brando; 2º Robert Duvall; 3º Martin Sheen. Bem sei que na época da realização do filme Marlon Brando era a estrela mais mediática, Robert Duvall um actor em ascenção e Martin Sheen quase desconhecido. Mas caramba, grande mérito do filme deve-se à fabulosa interpretação de Sheen como capitão Willard e, quer Brando quer Duvall, surgem no grande ecrã num curto espaço de tempo - apesar da importância das suas interpretações. Parece-me algo injusto relegar para terceiro plano o papel glorioso (talvez o melhor de toda a sua carreira) de Martin Sheen. É sabido que há actores que fazem questão de ter no contrato a exigência de ficar nos primeiros lugares na ordem de apresentação dos créditos.
Não sei se terá sido o caso do filme "Apocalypse Now", mas creio que - apesar da importância do nome de Marlon Brando - os três protagonistas do filme de Coppola deveriam surgir par a par nos créditos finais.

6 comentários:

Silly Little Wabbit disse...

Tenho ideia de ter lido também que no filme Superman o Marlon Brando e o Gene Hackman foram creditados antes do Christopher Reeve por este ser desconhecido na altura, mesmo sendo ele a fazer de Super-homem.

oToupeira disse...

Não terá isso a ver com a ordem alfabética do nome dos actores?

Rato disse...

As produtoras de filmes sempre funcionaram assim. Nunca esteve em causa o desempenho de cada actor num determinado filme, nem quanto tempo ele aparece. O que conta é o "status" do intérprete na altura em que o filme é feito. Há imensos casos desses, é só uma questão de se consultarem as fichas técnicas dos filmes. Querem mais um exemplo, dos gritantes? No filme "The Graduate" o nome de Anne Bancroft é o primeiro e só depois vem o Dustin Hoffman.
E claro, essa da ordem alfabética só contaram para você, não é Toupeira?

oToupeira disse...

Eu por acaso até tenho o dvd do Apocalypse Now Redux (uma daquelas versões que saíram nos quiosques). O filme não tem créditos iniciais, mas até a capa/poster mostra esses 3 nomes por essa ordem alfabética. E nos extras do dvd, pode-se ver o trailer do filme, e mais uma vez, é essa a ordem dos nomes que é referida em voz off. Desconhecendo se houve questões contratuais para o aparecimento dos nomes, a questão da ordem alfabética não me parece assim tão despropositada.

Álvaro Martins disse...

oToupeira, mesmo que pudesse ser uma suposta ordem alfabética o Martin Sheen viria antes do Robert Duvall não achas? ;)

oToupeira disse...

@Álvaro: Os americanos ordenam os nomes pelo sobrenome: Brando, Duvall, Sheen.