sábado, 20 de agosto de 2011

O remake inútil, parte 2


No dia 30 de Julho escrevi neste post a inutilidade do remake do filme "Straw Dogs" de Sam Peckinpah. Agora, qual o meu espanto, quando leio a seguinte notícia:
"A Warner Bros quer lançar um remake do clássico western de 1969, «A Quadrilha Selvagem», que ficou conhecido pelas cenas de violência explícita, anuncia a revista «Variety». Os estúdios confirmaram esta quinta-feira o avanço do projecto e encontram-se em negociações com Tony Scott para que dirija o remake".
Ou seja, Hollywood resolveu apostar em força nos remakes dos clássicos de Sam Peckinpah! E logo com um dos melhores últimos western de culto de sempre, "A Quadrilha Selvagem" ("The Wild Bunch"), com o elenco de luxo que integrava actores de fibra tais como William Holden, Robert Ryan, Ernest Borgnine, Ben Johnson ou Warren Oates.
Se já era, para mim como cinéfilo, uma infâmia tocar numa obra como "Straw Dogs", mais infâmia é querer reconstruir o melhor western de Peckinpah e um dos mais emblemáticos do final da era dourada deste género cinematográfico.
Afinal de contas, qual a necessidade de recriar um filme que é uma obra-prima do género - à semelhança do que acontece no caso de "Straw Dogs"? Qual a razão da repentina obsessão dos produtores de Hollywood num cineasta que em tempos foi maldito e mal-amado pelos grandes estúdios como Peckinpah?
Pior ainda: a fazer-se o dito remake, como é possível entregar a enorme responsabilidade a um realizador tarefeiro e previsível como Tony Scott (se ainda fosse o Ridley Scott...)?
Já agora: qual o próximo remake dos filmes de Sam Peckinpah que os estúdios norte-americnaos vão anunciar ao mundo? "Cross of Iron"? "The Ballad of Cable Hogue"? "Bring me The Head of Alfredo Garcia"?
Enfim...

3 comentários:

Sam disse...

Uma vez mais: "inútil" é elogio... :)

Cumps cinéfilos.

My One Thousand Movies disse...

Isto é incrível... Cada noticia que eu ouço de remakes, de filmes tão grandes como estes, é uma facada no coração que me dão. Só espero que não toquem no "Bring me The Head of Alfredo Garcia".
Qualquer dia faço um remake dos "Lusíadas". Copio o livro todo, altero algumas linhas, e depois já sou um escritor...

Álvaro Martins disse...

eheh, grande ideia essa dos Lusíadas Chico ;) isto dos remakes assassinos já não é novidade, enfim...