segunda-feira, 11 de junho de 2012

A música de KITT

Das minhas memórias de infância e juventude no que concerne a séries televisivas, uma das mais fortes tem a ver com a mítica série "Knight Rider" (cuja primeira temporada foi em 1982). No total houve 4 temporadas e 90 episódios com histórias de um justiceiro solitário chamado Michael Knight e o seu sofisticado carro (um Pontiac Trans Am alterado chamado KITT), personagem interpretado por David Hasselhoff.
Evoco esta memória não tanto pela série em si - que até acabou por se tornar numa referência da cultura televisiva dos anos 80 - mas mais pela sua música de abertura. Na verdade, o tema do genérico era, para a altura, realmente original: batida electrónica, baixo marcante e teclados de sintetizadores. Em pouco mais de um minuto, a música correspondia àquilo que se queria essencial da série: sofisticação, ritmo e personalidade. 
Ainda hoje, 30 anos depois, a música composta por Stu Phillips (actualmente com 82 anos), apesar de já algo datada, mantém ainda alguma frescura e actualidade (até pelo facto de vivermos tempos de revivalismo na música):

4 comentários:

Unknown disse...

o nosso 3º episódio começa com ela https://vimeo.com/channels/patrulha/14668093 :)

Anónimo disse...

Uma série a tender para o imbecil. Referência "cultural" dos anos 80? Pobres anos 80...

Hugo disse...

A música é marcante e o série era divertida, apesar de que hoje o estilo envelheceu.

Abraço

Marcelo Castro Moraes disse...

Bons anos 80. Mesmo pequeno, curtia todas elas, Hulk, Esquadrão Classe A, Duro na Queda, As Panteras, Ilha da Fantasia, Profissão Perigo e claro Super maquina.

Me lembro que todas essas séries passavam na Sessão Aventura, que lamentavelmente não passa mais, graças a estupida e eterna Malhação.