domingo, 21 de agosto de 2011

A caveira de "O Silêncio dos Inocentes"


Há quem diga que o filme "O Silêncio dos Inocentes" (1991) de Jonathan Demme oculta uma mensagem subliminar (ou secreta) no próprio cartaz que se tornou tão famoso como a interpretação arrepiante de Anthony Hopkins.

Nas costas da borboleta que esconde a boca de Jodie Foster vislumbra-se uma caveira. E é uma caveira. Mas não é uma caveira qualquer. Se olharmos com atenção e fizermos zoom na imagem, constataremos que se trata de uma caveira... humana, concebida com mulheres nuas. Essa imagem, datada de 1939, é da autoria do pintor surrealista Salvador Dalí, que criou esta icónica caveira. O realizador Jonathan Demme deu autorização para a inclusão desta criação de Dalí no cartaz do filme, mas terão sido poucos que terão descortinado a verdadeira natureza desta imagem.

Estas sete mulheres da caveira na borboleta do poster do filme simbolizam, para alguns, as setes vítimas do assassino em série.



Foi a partir desta imagem da caveira "daliliana" que o filme de terror "The Descent" iria criar o respectivo poster (mas com apenas 6 mulheres e... vestidas):

5 comentários:

Rato disse...

Curioso, confesso que nunca me tinha apercebido.

Anónimo disse...

johnny guitar,

boa! nunca tinha pensado nisso
abraço

Ana disse...

Nunca tinha visto essa caveira antes! É preciso ter atenção aos mais pequenos detalhes. São eles que fazem toda a diferença :)

Unknown disse...

fANtástico

Unknown disse...

Acabei de ter um sonho com essa caveira,fui enviado a um local verde e preto como se estivesse em visão noturna,um cara ou garoto me pediu para morder e comer meu dedo,eu tentei me beliscar e me morder para sair do sonho mas nada ocorreu,pareceu q acabou o tempo do desafio,e o desafiador me disse q eu seria punido por não ter completo com o desafio,hj depois de muito tempo vou sair de casa na quarentena,vou jogar basquete,espero q nada aconteça