sábado, 30 de junho de 2012

Mais um título de merda

O filme intitula-se "Being Flynn" e estreou esta semana em Portugal. Mas a tradução do título para português, como é recorrente, tinha de ser muito mais original e irreverente: "Mais Uma Noite de Merda Nesta Cidade da Treta". Nem mais.
Apesar de ter como protagonista o consagrado Robert De Niro, pergunto-me que tipo de público poderá atrair um filme cujo título é "Mais Uma Noite de Merda Nesta Cidade da Treta". É verdade que também há títulos de filmes em língua inglesa que deixam muito a desejar à imaginação criativa, mas nunca vi nenhum igual ou parecido a "One More Shitty Nigth in This Rubbish City".
-----

5 comentários:

My One Thousand Movies disse...

Victor, o filme é baseado num livro chamado "Another Bullshit Night in Suck City". Os americanos ainda tiveram a feliz idéia de mudar o nome do filme para "Being Flynn", porque o livro é baseado nas memórias de um Nick Flynn. Já os portugueses fizeram o contrário, e foram buscar o nome do livro...

Unknown disse...

Chico: agora desarmaste-me completamente com essa revelação ;) Mas fizeste bem em esclarecer. Deveria ter investigado melhor antes de escrever o post, não fazia a menor ideia do título original no qual o filme se inspira.
Whatever...

My One Thousand Movies disse...

A mim acomteceu o mesmo lol
Não te desarmei nada. O título do livro em era mau, e eles alteraram o nome do filme. E os portugueses ainda foram buscar o nome do livro em inglês, para complicar tudo.

Anónimo disse...

Há vezes em que o título em português é muito melhor que o original...tem dias...Olha por exemplo o livro "Animal Farm" do George Orwell em português teve o título "O Triunfo dos Porcos", muito mais apelativo e interessante...

Marcone disse...

Mas os portugueses ainda parecem muito mais "coerente" com títulos "traduzidos" do que os brasileiros. Claro, que ainda não chegamos ao ridículo de " "O filho que era mãe", para "psicose"; mas temos pérolas, como: "O tiro que não saiu pela culatra", o filme de Ron Howard com Steven Martin, cujo titulo original é: Parenthood.