sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Três homens - 307 anos



Estes três homens perfazem, juntos, um total de 307 anos de idade. Três homens cuja envergadura artística e humana perdurará décadas. Três homens que nasceram nos anos inimaginavelmente longínquos de 1907 e 1908.
Na entrada da segunda década do século XXI, estas três personalidades não só continuam vivas como activas profissionalmente:
- Manoel de Oliveira tem 102 anos, cineasta de renome mundial com projectos para os próximos 4 anos (como gosta de referir o próprio).
- Óscar Niemeyer, o único com 103 anos cumpridos, continua a trabalhar afanosamente nos seus projectos arquitectónicos vanguardistas (o último dos quais em Espanha).
- Elliott Carter, já viveu 102 primaveras, é um compositor consagradíssimo de música erudita contemporânea e continua a viajar pelo mundo a mostrar a sua arte.
2011 está aí. E estes homens, estes profissionais e artistas, não se reformaram nem se acomodaram por causa da idade avançada. Continuam a ter vontade de viver, revelando ao mundo novos projectos de vida e de trabalho para este ano que começa e outros que hão-devir.
Afinal, quem disse que o futuro é apenas reservado aos jovens?

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma evidência curiosa destes senhores:

Óscar Niemeyer-15 de dezembro de 1907

Manoel de Oliveira-11 de Dezembro de 1908

Elliott Carter-11 de Dezembro de 1908

O que terá a Maya a dizer sobre isto???:))
Sem perceber muito de astrologia, até eu arrisco a dizer que vamos ter Woody Allen (1 de Dezembro de 1935) por muitos mais anos:))
Há aqui matéria para outro post:)

Cumps,

ITA
(7 de Dezembro de 1982)

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

É uma evidência curiosa da qual não me tinha apercebido!
Obrigado pelo contributo.