segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Manoel, 103 anos


Manoel de Oliveira festeja uns impressionantes 103 anos no próximo dia 11 de Dezembro. Eis 15 factos/curiosidades interessantes sobre a vida e obra do Mestre:

1 - A família de Manoel de Oliveira descende de Afonso Henriques.

2 – Foi campeão nacional de salto à vara, pelo Sport Club do Porto.

3 – A montagem do filme “Douro, Faina Fluvial”, foi feita em casa dos pais, em cima de uma mesa de bilhar.

4 – Nos anos 30, escreveu “Prostituição”, a história real que lhe contou uma prostituta. O filme nunca foi feito.

5 – O regime fechou-lhe as portas e passou 14 anos sem filmar, Em 1946, dedicou-se à viticultura, na quinta da família, no Douro.

6 – Em 1958 fez um documentário sobre uma operação de coração aberto – “Coração” – mas nunca o terminou.

7 – A mulher salvou-o de cair ao rio durante as filmagens de “Acto da Primavera” (1963). O brilho do sol na água ofuscou-o.

8 – A PIDE considerou “Acto da Primavera” um filme subversivo e prendeu Oliveira na cadeia do Aljube. Saiu da prisão graças a uma cunha do amigo Manuel Meneres.

9 – Realizou “Memórias e Confissões” (1981), história da sua família, que só será divulgado depois da sua morte.

10 – Com 7 minutos de duração, “A Propósito da Bandeira Nacional” (1987) é o seu filme mais curto. O mais longo é “Le Soulier de Satin” (1985), com 6 horas e 50 minutos.

11 – Dedicou o filme “O Dia do Desespero” ao neto David, falecido em 1990.

12 – Nas filmagens do filme “O Convento” (1995) teve uma discussão acesa com a actriz francesa Catherine Deneuve.

13 – Guarda os recortes de jornais com as críticas aos seus filmes.

14 – Foi mau aluno e começou a ler tarde. Para alem de realizador, foi atleta, trapezista, piloto de automóveis, actor, vinicultor e negociante.

15 – vai passar o centésimo terceiro aniversário na rodagem e produção dos seus dois (!) novos filmes (a estrear em 2012) - "A Igreja do Diabo" e "O Gebo e a Sombra".

(Fonte: revista Sábado)

4 comentários:

Anónimo disse...

Um velho toto a ganhar milhares (e milhoes de euros) em filmes idiotas para meia duzia de pessoas... enfim so mesmo em portugal

Filmes de acçao? "há nao... isto nao é hollywood isso nao é cinema"

Bora mostrar cenas de sexo explicito... sinceramente.... nem 8 nem 80 ... ele que encoste ás boxes que bem precisa

Vi o filme do Marco, "como desenhar um circulo perfeito" e fiquei chocado com o que os realizadores fazem e os actores compactuam....

O Provedor disse...

Este comentário anónimo é o espelho da devoção que a maioria dos portugueses têm pelo produto nacional, além da óbvia ignorância e falta de cultura.
Enfim...

Anónimo disse...

tinha que vir um provedor da parvoice fazer logo uma critica desconstrutiva, logo porque ando em blogues desta qualidade pensam logo que sao cinefilos... enfim.
Começa logo com ataques pessoais... Filho, tomara a ti veres num mês os filmes que vejo numa semana (e raramente vou ao cinema). Eu nao preciso que me digam o que devo ver, ou o que está in na cinefilia, simplesmente vejo, penso e critico independentemente de gostar ou nao.

Conheço um pouco dos sistemas das escolas de cinema deste país (a ESTC) e posso dizer que se o sistema continuar desta maneira continuaremos a ser os mesmo coitadinhos nesta area...

Deixem de ser pseudo cinefilos e pensem por vós!

O Narrador Subjectivo disse...

Devia fazer o tal Prostituição!

http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/