segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Posters de cinema - A repetição

Do que falamos quando falamos de posters (cartazes) de cinema? Falamos de uma histórica e longa tradição que remonta ao período do cinema mudo. Um objecto e um suporte iconográfico explorado de mil e uma maneiras para promover uma obra cinematográfica. Os grandes géneros de cinema tiveram uma especificidade visual muito própria. Por exemplo, os posters do género Cinema Negro (Noir), mostravam quase todos os gangsters com pistola na mão, a noite e a inevitável "femme fatale" (loura ou morena). Já os posters dos Western apelavam à paisagem deserta, ao cowboy a galope no seu cavalo, ao culto da pistola e da pose heróica.
Ora, toda essa iconografia característica desapareceu. Graficamente e em termos de criatividade estética, os posters de hoje são quase sempre previsíveis, repetindo modelos já experimentados anteriormente.
Senão, vejam-se estes exemplos: filmes de vários géneros cujos posters são muito semelhantes, com a repetição de fórmulas visuais sem distinções, sem originalidade. Ou o fundo amarelo, ou a pose do par romântico de costas ou de pernas abertas, ou o cenário paisagístico azul para os filmes/documentários da natureza, ou o grande plano de um olho para os filmes de terror. Todas estas soluções estão mais do que gastas, mas subsistem por um motivo óbvio: é porque os produtores e realizadores sabem que funcionam junto do público-alvo.
(Carregar nas imagens para melhor visualização)








2 comentários:

Anónimo disse...

nunca tinha pensado nisto, ou pelos menos nao sabia destas "normas" para captar publicos

Ahmex Hassan disse...

http://www.fvtm.bu.edu.eg
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index.php/post-graduate
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index...tm-departments
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index.php/students
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index.php/society
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index.php/quality-unit
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index.php/projects
http://www.fvtm.bu.edu.eg/fvtm/index...12-09-08-51-42