quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hitch e o rasto de fogo

É conhecido o facto de estarem em andamento as filmagens de dois filmes directamente ligados a Alfred Hitchcock: "The Making of Psycho", sobre a rodagem do filme com o mesmo nome de 1960, com Scarlett Johansson no papel que celebrizou Janet Leigh e Sir Anthony Hopkins no lugar de Hitchcock; e "The Girl", do inglês Julian Jarrold, que aborda a difícil relação entre o cineasta inglês e a actriz Tippi Hedren, a heroína de "Os Pássaros" (1963).
"Os Pássaros" é um dos meus filmes favoritos do mestre. Sempre me impressionou a forma como está realizado, a frieza irracional do ataque das aves, a ausência de explicação científica para a revolta animal, e ausência de banda sonora,  desorientação dos humanos, etc.
Uma das sequências mais emblemáticas do filme é esta que reproduzo em baixo. O ataque das aves, aparentemente sem sentido, provoca a explosão numa gasolineira. O modo magistral como Hitchcock filmou toda esta sequência comprova a mestria de Hitch no momento de explorar o medo e a tensão emocional: a montagem milimétrica, os ângulos de câmara concisos e, sobretudo, o fabuloso plano final em que se vê, numa perspectiva aérea, o rasto de fogo com as aves a surgirem paulatinamente no centro do ecrã, mostram a invulgar visão estética de Hitchcock.