segunda-feira, 21 de maio de 2012

Stephen King no cinema


Durante o ano de 2012 vamos assistir, pelo menos, a dois filmes com base em obras literárias de terror do escritor Stephen King: um remake de "Carrie" e "A Good Marriage".
Se há um nome incontornável da literatura moderna de terror esse nome só pode ser Stephen King. Herdeiro da tradição literária dos contos góticos e fantásticos de Edgar Allan Poe e Lovecraft, King desenvolveu um extraordinário talento para contar histórias de notável suspense e horror (sobrenaturais ou não). E não esqueçamos que King se revelou não apenas como escritor do género de terror, como também ao nível da ficção que nada tem a ver com o medo. São os casos dos livros "Stand by Me" e "Shawshank Redemption", cujas adaptações cinematográficas foram deveras notáveis.
Por outro lado, se há escritor cujas obras foram, bastas vezes, adaptadas ao cinema (e à televisão), Stephen King também lidera a lista. Foram, literalmente, dezenas e dezenas de filmes com base em contos, novelas e romances do mestre do terror fantástico. Muitas adaptações são sofríveis porque apenas exploraram o filão comercial do nome do escritor sem quaisquer resultados em termos artísticos. Mas muitos outros realizadores conseguiram transpor para o grande ecrã as histórias de King com grande mestria.
E há até realizadores que, praticamente, só fazem filmes com base em histórias de King (como Frank Darabont). De todos os filmes que conheço baseados na obra de Stephen King, eis os meus 12 filmes favoritos:
12 - "A Janela Secreta" (2004) de David Koepp
11 - "Pet Sematary" (1989) de Mary Lambert
10 - "1408" (2007) de Mikael Håfström"
9 - "Christine" (1983) de John Carpenter
8 - "Carrie" (1976) de Brian De Palma
7 - "The Green Mile" (1999) de Frank Darabont
6 - "The Mist" (2007) de Frank Darabont


E o magnífico top 5:


5 - "Misery" (1990) de Bob Reiner

4 - "The Dead Zone" (1983) de David Cronenberg

3 - "Stand by Me" (1986) de Bob Reiner

2 - "Os Condenados de Shawshank" (1994) de Frank Darabont

1 - "The Shining" (1980) de Stanley Kubrick

5 comentários:

joao amorim disse...

o green mile é o filme mais marcante da minha infância, e é daqueles que se apanho a dar na tv, não consigo mudar de canal.

O Narrador Subjectivo disse...

The Dead Zone e The Shining são os melhores de longe, para mim.

Rato disse...

Concordo, Narrador Subjectivo. E juntaria a "Carrie" para o podium ficar completo. "Misery" é que não merece o destaque, nem pouco mais ou menos. "Christine" ou "The Green Mile" fariam muito melhor figura num TOP5.

O Rato Cinéfilo

Anónimo disse...

'Os Condenados de Shawshank' é um filme para adolescentes pipoqueiras.

Jorge Teixeira disse...

Este post foi referenciado, criteriosamente, no âmbito de uma rubrica no meu blogue. Aqui: http://caminholargo.blogspot.pt/2013/09/a-pergunta-da-resposta-6.html

A propósito, convido também a tentares resolver/reflectir sobre a pergunta e a resposta em questão. De resto, é a segunda vez que se referencia este blogue, não mais que seja pelo já grande arquivo que possui :)

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo