quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"The Lodger" em DVD!

Na sequência do meu post anterior sobre a relação entre múscia e cinema, o Alexandre Batista avisou-me de que o filme clássico mudo "The Lodger" (1927) de Alfred Hitchcock, tinha sido lançado recentemente em DVD. Este é considerado pelos historiadores o primeiro filme verdadeirmante hitchcockiano do realizador, revelando os aspectos formais e de abordagem ao thriller que foram marcas de autor do cineasta durante as décadas posteriores.
Agora a notícia que interessa: nos últimos anos "The Lodger" foi alvo de um minucioso restauro em alta definição pela Fundação Scorsese e pelo British Film Institute. Mas não é tudo: tratando-se de um filme mudo (realizado mesmo no dealbar do sonoro), "The Lodger" tinha de ter uma banda sonora original a condizer com a qualidade da restauração e do próprio filme. Para tal, foi convidado o músico britânico (de ascendência indiana) Nitin Sawhney, conhecido sobretudo nos anos 90 e 2000 com as suas fusões de electrónica drum'n'bass com ritmos indianos. Só que desta vez, Nitin Sawhney foi mais ambicioso e compôs uma partitura para ser interpretada pela London Symphony Orchestra, num registo simultaneamente clássico e moderno. Este projecto teve apresentação pública em Julho na cidade de Londres. Agora acaba de ser editado (final de Setembro) em DVD e está já disponível para venda aqui. 
A avaliar por este curto e interessante trailer (pela qualidade das imagens e da música), atrevo-me a dizer que se tratará de uma das mais importantes edições DVD do ano.

3 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Qualquer filme do mestre do suspense vale uma conferida. Ano passado eu participei de um curso sobre ele comandado pelo Carlos Primati. Valeu cada centavo.

sem-se-ver disse...

bela notícia :)

Rui Gonçalves disse...

Uma excelente notícia para os admiradores de Hitchcock e do cinema em geral. :-)