quarta-feira, 6 de março de 2013

De Niro nos grandes filmes

Talvez não seja mera coincidência que o actor Robert De Niro tenha participado nalguns dos melhores filmes americanos dos anos 70 e 80: "O Padrinho 2" (1974) de Coppola, "Taxi Driver" (1976) de Scorsese, "O Caçador" (1978) de Michael Cimino, "O Touro Enraivecido" (1980) de Scorsese e "Era Uma Vez na América" (1984) de Sergio Leone.
E como eu gosto deste épico de 4 horas de Leone! Monumental e arrebatadora história de amizade e traição que decorre ao longo de várias décadas, numa homenagem sentida sobre a identidade histórica, social e cultural dos EUA. A música de Ennio Morricone é eterna, sublime nas pontuações aos múltiplos episódios narrativos, imagética como só a sua música mais esplendorosa consegue ser.

4 comentários:

Rui Gonçalves disse...

Concordo (quase) totalmente. Só falta aqui a refrência a uma das melhores representações de sempre do De Niro: no magnífico «O Rei da Comédia». :-)

Rui Gonçalves disse...

Refrência é referência, obviamente...

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Concordo com essa referência do "Rei da Comédia" e até pensei nela, só não a citei para não colocar dois filmes do Scorsese.

Peter Gunn disse...

Dois filmes do Scorsese é como quem diz... já seriam três e ainda ficavam a faltar os excelentes trabalhos da década de 90, "Tudo bons rapazes" e "Casino"! Pronto o "Cabo do Medo" também podia entrar para as contas!

P.s. o "Era uma vez na América" é realmente uma obra prima! Fantástico filme e banda sonora tal como disse!