sábado, 5 de outubro de 2013

Gravidade


Estreou há dois dias nos EUA e é já considerado um dos filmes do ano, obtendo rasgados elogios de todos os quadrantes. Não é habitual que um filme de um grande estúdio comercial (Universal Pictures) consiga reunir tão alta cotação por parte da crítica especializada, mas é o que está a acontecer com "Gravidade", novo filme do mexicano Alfonso Cuarón.
Segundo um crítico norte-americano, "Demorou até agora, com ‘Gravidade’, para que um filme se aproximasse da urgência, da beleza e do realismo de ’2001: Uma Odisseia no Espaço’. Fazendo valer o que as crónicas dizem, "Gravidade" é uma experiência cinematográfica única, potenciada ao máximo pelo 3D e realizada com total controlo visual por parte do realizador. Os protagonistas são interpretados por George Clooney e Sandra Bullock.
Aliás, como já demonstrara em "Os Filhos Do Homem" (2006), Cuarón retoma a filmagem de longos planos sem cortes e "Gravidade" começa com um plano-sequência de 15 minutos ininterruptos. Em termos de trabalho de sonoplastia e de banda sonora (composta por Steven Price), também não faltam elogios. Diz-se que visualmente é um esplendor, deixando de queixo caído quem já viu esta obra que faz jus ao génio de Kubrick.
Mas a qualidade de um filme não se mede apenas pela sua faceta formalista, pelo que consta que o argumento é suficientemente poderoso e inspirador para deixar os espectadores abismados.
Em Portugal vai estrear já no próximo dia 10. Aguardemos até lá...
------
Eis aqui um conjunto de críticas altamente positivas que "Gravidade" tem recebido.
------
Um curto mas sugestivo trailer que deixa antever um filme deveras único:

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

contagem regressiva para ver esse grande filme.

Rato disse...

"FAZER JUS AO GÉNIO DE kUBRICK"?
Tenho as minhas maiores dúvidas. Aliás, esta sequência, os nomes Clooney e Bullock e o famigerado 3D não prenunciam nada de bom...