sexta-feira, 4 de outubro de 2013

"Shoah" em DVD nacional

Vai ser editado em DVD, finalmente, um dos maiores e mais importantes documentários da segunda metade do século XX: "Shoah" (1985), de Claude Lanzmann. Cópia integralmente restaurada com 9 horas de duração, "Shoah" foi filmado ao longo de mais de dez anos entrevistando centenas de sobreviventes do Holocausto nazi.

Claude Lanzmann nasceu em Paris em 1925. Jornalista, resistente, realizador, intelectual amigo de Sartre e Beauvoir, disse em 1985 que matava “nazis com a sua câmara de filmar”. A sua obra cinematográfica é o maior monumento que se pode erguer contra o esquecimento, uma obra admirável que permitiu mostrar e dizer o inconcebível, essencial para compreender o Holocausto e o extermínio de 6 milhões de judeus. 
A edição vem ainda acompanhada dofilme "Sobibor, 14 de Outubro de 1943, 16 Horas", que dá conta da única revolta de prisioneiros num campo de concentração nazi instalado na Polónia ocupada pelos alemães.
Mais informação no site da editora Midas.

4 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Até a pouco tempo atras esse documentário passou aqui na Usina do Gasometro de Porto Alegre, mas dividido em quatro partes.

Rui Gonçalves disse...

Como se costuma dizer: a oportunidade a não perder. ;-)

Anna-Jane disse...

Boa noite! O campo de concentração em Sobibór não foi polaco. Tratou-se, na verdade, de um campo de concentração nazi instalado na Polónia ocupada pelos alemães. Pede-se por isso o favor de se proceder à correcção do artigo.

Obrigada.

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Obrigado pela rectificação Anna-Jane.