domingo, 8 de junho de 2008

Ele foi (também) o mestre do cameo


Ao longo de 50 anos de carreira, Hitchcock entrou em 37 dos seus filmes. Mas não como actor ou sequer como figurante. A participação nos filmes fazia-se por breves segundos e sem nunca proferir uma única palavra. Chama-se a esta peculiar forma de aparecer em filmes, cameo. E o cineasta entrou de forma muita diversa nos seus filmes: a entrar num autocarro, a ler um jornal, a passear um cão na rua, através de uma simples silhueta ou de uma fotografia no jornal. Muitos outros realizadores entraram nos seus filmes a fazerem de si próprios, mas nenhum outro utilizou o cameo de forma sistemática e obsessiva como o mestre do suspense. Hitchcock entendia o cameo como uma espécie de assinatura visual, e a cada novo filme estreado, os fãs tentavam descortinar qual o momento em que Hitch aparecia nas imagens (nem sempre era fácil). Na imagem, vê-se Hitchcock a beber champanhe num cocktail no filme "Notorious" (1956). Eis a lista completa dos cameos feitos por Hitchcock.

5 comentários:

JB disse...

O maior de sempre no cinema! Hitchcock é grande!

Tradux disse...

O Shyamalan é que parece querer seguir o seu legado nesse aspecto.

Unknown disse...

Sim, mas o Shyamalan tem um tipo de presença e de registo muito mais interventivo: interpreta um pequeno e fugaz papel em cada um dos seus filmes (com diálogos e tudo), coisa que Hitchcock nunca fez.

A Respigadeira disse...

Eu também já escrevi um post sobre o Império dos Sentidos. É um dos filmes que faz parte da minha vida, pelas memórias que me traz de uma determinada época social. Mas ainda não vi o Imério da Paixão. Fica a dica. Obrigada!

Beijinhos

A Respigadeira disse...

Ops, enganei-me na caixa dos documentários! :-D