sábado, 11 de dezembro de 2010

Os tesouros desconhecidos do cinema europeu

Adicionar imagem
Europa Filme treasueres é um portal que disponibiliza centenas de filmes europeus via streaming, isto é, permite visualização sem possibilidade de download. Este imenso e riquíssimo arquivo de filmes (restaurados, recuperados...) menos conhecidos da história do cinema estão disponíveis na Internet devido ao esforço conjugado de dezenas de instituições europeias vocacionadas para o arquivo e memória do cinema.
São filmes desconhecidos mas nem por isso menos importantes. Há verdadeiras preciosidades históricas em curtas-metragens do tempo do cinema mudo, e é possível pesquisar por vários critérios: género, país, realizador, época histórica, etc.
O portal pode ser acedido através de cinco línguas diferentes e está extremamente bem conseguido em termos de informação, conteúdos e navegabilidade: todos os filmes têm uma sinopse, ficha técnica e artística, e têm a possibilidade de serem visionados com legendas em inglês, italiano, espanhol ou francês.
O projecto Europa Film treasures é mais um contributo para a solidificação da globalização cultural estimulada pela comunicação digital. Sem este projecto disponibilizado online para toda a comunidade virtual que o queira utilizar, seria impossível conhecer tantos filmes esquecidos da arte das imagens, nomeadamente, dos primórdios da afirmação da 7ª Arte (destaco os documentários e filmes de animação).
Abrir link.

5 comentários:

Carlos Natálio disse...

Este site é maravilhoso!

Anónimo disse...

pois é :)

mandei-lhe um mail, viu?

assunto importante.

anabela

Anónimo disse...

a si, homem que sabia demasiado, é que mandei um mail... claro.

Rui Resende disse...

esse sítio é muito bom, e escusado será dizer que a cinemateca portuguesa esquivou-se a ter que se chatear a pôr filmes lá.

Anónimo disse...

Texto emocionante neste espaço, opiniôes como aqui está demonstram valor a quem aparecer aqui :/
Realiza mais do teu blog, a todos os teus utilizadores.