Num post mais abaixo referia que as revistas de cinema em Portugal são basicamente orientadas por critérios comerciais. No entanto, lá vão publicando reportagens de cineasta de culto e clássicos, para incentivar a compra por parte dos cinéfilos mais "autorais".
É o caso da Total Film: em Abril, dedicou um especial sobre Samuel Fuller; na edição de Maio, o leitor pode encontrar 5 páginas sobre o realizador japonês Yasujiro Ozu. E não menos importante: não se trata de um mero artigo importado com tradução portuguesa.
A análise à obra de Ozu é da autoria do crítico de cinema João Antunes, bem conhecido pela sua actividade de crítico de cinema há muitos anos a esta parte. E não deixa de ser curiosa e interessante a referência simultânea, na mesma capa, do blockbuster X-Men e de Ozu. Gosto desta abordagem jornalística despretensiosa.
5 comentários:
Shocking... Positively shocking.
Como eu queria que houvessem revistas assim no Brasil...
Em Portugal só agora é que começamos a ter esta sorte com revistas de cinema. Neste momento temos quatro revistas de cinema em Portugal, mas há pouco tempo atrás não havia uma sequer.
Esperemos é que não seja sol de pouca dura...
E sem dúvida que as pessoas todas vão reparar no nome... afinal o lettering está sobre um actrativo fundo (aquela peitaça hã - reparemos no "Grandes" e "O maior"...).
Também gostei Victor! Que surpresa agradavél a inclusão de pelo menos ou artigo para todos nós, os finos intelectuais.
Enviar um comentário