segunda-feira, 23 de maio de 2011

Malick divide


Como muitos críticos apontaram, o filme "The Tree of Life" de Terrence Malick ganhou a cobiçada Palma de Ouro do Festival de Cannes. Ao contrário do que seria de esperar, dada a qualidade artística inegável do realizador em causa, o filme não teve uma reacção unânime por parte da crítica: uns acharam uma obra magnífica, de extraordinária dimensão humana e estética; outros, pelo contrário, fizeram um juízo de valor mais negativo, apontando fragilidades no argumento e soluções visuais redundantes.

Julgo que foi bom ter havido esta disparidade de opiniões (na esteira de "Anticristo" de Lars Von Trier, lembram-se?), uma vez que a unanimidade crítica levanta quase sempre desconfiança. Deste modo, o espectador ou cinéfilo fará a sua análise de forma mais despretensiosa e livre. Sem constrangimentos.

E não vamos ter que esperar muito tempo, uma vez que esta última e tão esperada obra de Malick vai estrear já esta semana em Portugal.

4 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Vi hoje pela segunda vez (ante-estreia na Cinemateca) e, pelo que tenho discutido, incluindo com críticos, é realmente um filme que divide... eu situo-me no campo de pessoas que o adora. Julgo até que é um acontecimento cinematográfico sem precedentes, apenas comparável ao que foi com 2001 - Odisseia no Espaço. E relembro que esse também não foi um filme unanimemente bem recebido... é preciso por vezes dar tempo às obras-primas.

AndreW disse...

"apenas comparável ao que foi com 2001 - Odisseia no Espaço"

Eu pensei no mesmo quando o vi (também hoje na cinemateca).
E apesar de ainda estar tudo muito fresco...também me parece que me inclino para o campo que o adora.

Anónimo disse...

A Lightbox é uma Produtora de audiovisuais que se encontra, actualmente, a gravar o terceiro filme da saga Balas e Bolinhos.

Interessa-nos o vosso contacto no sentido de, pontualmente, vos enviar algumas informações que possam ser do vosso interesse.

Como tal, solicito que um e.mail para onde possa enviar essas informações.

Entretanto, se quiser saber mais sobre nós:
www.lightbox.pt
www.balas3.com
http://www.facebook.com/pages/Balas-Bolinhos-o-%C3%BAltimo-cap%C3%ADtulo/168886366497620#!/pages/Balas-Bolinhos-o-%C3%BAltimo-cap%C3%ADtulo/168886366497620

Contacto: comunicacao@lightbox.pt
Fico a aguardar uma resposta.

Bruno Cunha disse...

Estou mesmo ansioso para assistir a este evento.

Abraço
Frank and Hall's Stuff