quinta-feira, 30 de junho de 2011

Transformers e a educação pelo cinema

O crítico João Lopes escreveu, no blogue Sound + Vision, o seguinte a propósito da estreia do filme "Transformers 3":

Como é que um espectador formado (?) apenas a ver filmes como este se pode alguma vez interessar por um épico de Griffith, um drama de Bergman ou uma comédia de Jerry Lewis? A resposta é simples: não pode. Porquê? Porque não sabe e, sobretudo, porque foi educado para não querer saber.

----------

Basicamente, é isto.

6 comentários:

João Ruivo disse...

Verdades nuas e cruas.

E são tantos a frequentar este 'curso' que quase temo pelo futuro.

Anónimo disse...

Johnny guitar

A malta muito gosta de criticar, o que nao falta em Portugal sao "treinadores de bancada", sempre dispostos a criticar mas fazer algo é para o boneco....
não confudam os generos cinematograficos, os transformers é o cinema espetaculo, temos curiosidade, vamos ver, gostamos, mas nao semana a seguir surge outro ainda melhor, tudo acaba assim que saimos da sala de cinema sempre que vemos um filme deste genero.
como podem comparar um drama d bergman a uma aventura de michael bay.

(nem podemos comparar o FCP ao SLB...lol)

Anónimo disse...

A verdade verdadinha é que mais de 9o% dos visuais nunca ouviram falar nem querem saber de tais realizadores e em primeiro lugar para eles está, claro o FUTEBOOL. Que serve sempre de pretexto para qualquer assunto. Mas sempre foi assim e assim será eternamente. Cinema só com pipoca e gargalhada e uma bola a saltar... mas não é disso que se trata aqui...

Anónimo disse...

O contrário também é correcto, não? ;)

My One Thousand Movies disse...

Concordo a 100% com o João Lopes. :)

Anónimo disse...

Claro que o João Lopes é o maior promotor nacional de Madonnas e m*** no género...

Mas só se indigna quando o espectador gosta de m*** que ele não gosta ( e ele gosta de imensas, é mesmo o único crítico de cinema português a gostar de bostas iniominaveis)