quarta-feira, 16 de novembro de 2011

5 ideias do cinema hitchcockiano


Segundo defende o crítico Robin Wood no seu livro "Hitchcock's Films Revisited", o cinema de Alfred Hitchcock centra-se em cinco principais ideias ou elementos:

1- O Falso Acusado
2 - A Mulher Culpada
3 - O Psicopata
4 - Espionagem e Intriga Internacional
5 - O Casamento
____
Confesso que concordo, sem pestanejar, com os primeiros quatro tópicos, mas fiquei a pensar na justificação em relação ao quinto...

4 comentários:

Carlos Natálio disse...

é verdade que é mais estranho, talvez seja porque muitas vezes o crime, o engano, é feito no interior da lógica do casal. Por exemplo, DIAl M, Strangers on a train, Rebecca, por aí fora.. ABraço.

Ana Lee disse...

O casamento talvez pela sua não concretização (uma espécie de ironia hitchcockiana, talvez). Como exemplo mais flagrante temos as personagens de Grace Kelly em "Janela Indiscreta" e "Ladrão de Casaca" que o que mais querem é casar com o protagonista (James Stewart e Cary Grant respectivamente). No fim elas vão obter o que querem ou, pelo menos, assim elas pensam.

E depois o casamento, quando realizado, como o Carlos disse. Em "Chamada para a morte", que ele mencionou, "Suspeita", (...), and so on, temos tudo menos a lógica da instituição do casamento "viveram felizes para sempre".

*

sem-se-ver disse...

ia dizer o que a ana lee comentou, donde, já nao é preciso :)

PortoMaravilha disse...

Olá,

Sueurs froides! (e já é um programa!)

"Sueurs froides" (ou vertigo?)...
Não esquecer que Hitchcoock se inspirou e muito de Boileau-Narcejac, dois autores que redigiam juntos obras policiais.

Nuno