terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Homem Que Sabia Demasiado - 4 anos



Faz hoje 4 anos que abrir o blogue O Homem Que Sabia Demasiado. O balanço geral é bastante positivo. Foram 4 anos de intensa actividade, sobretudo em 2008 e 2009, com uma média louca de 90 posts por mês (o máximo foram 110 publicações em Março de 2010!). Em 2011, e sobretudo nos últimos meses, sinto que essa intensa actividade tem diminuído consideravelmente. A verdade é que, apesar de algum reconhecimento no meio da blogosfera (fui novamente nomeado para Melhor Blogue Individual para os TCN Blog Awards 20111), o entusiasmo de escrever sobre o mundo da cultura que me interessa, foi decaindo ao longo do tempo. Sinto que há um fim para tudo.


Nos últimos meses tenho tido uma média escassa de 30 posts por mês, e pela primeira vez, houve até dias em que não publiquei nada. Não que a quantidade de informação signifique qualidade, mas...A vida pessoal e profissional, aliada a uma certa falta de inspiração que me permita manter o nível elevado de quantidade e qualidade de publicações, origina uma certa letargia que não sei onde pode vir a parar (o número de comentários também tem diminuído, pelo que não consigo avaliar, em rigor, o nível de interactividade que este blogue suscita).


Não quero que este blogue entre num processo paulatino de decadência, e preferia acabar já com ele, agora que ainda mantém alguma dignidade, do que arrastar-me por lamacentas e desinteressantes publicações só para dizer que estou activo na blogosfera. Não faria sentido. Temo repetir-me, temo baixar o nível de qualidade. Mas por outro lado, tenho respeito pelos quase 500 seguidores e outros leitores fidedignos ou ocasionais deste blogue, e por isso não tenho esmorecido. No entanto, compreendo a decisão do Álvaro Martins, autor de um dos mais interessantes blogues de cinema, Preto e Branco, que resolveu fechar o seu espaço na blogosfera por, em parte, ter sentido um certo esgotamento e cansaço.


Muito honestamente, não sei se este espaço na internet se manterá vivo (e com a mesma vivacidade, diga-se) para chegar ao seu quinto aniversário. O tempo dirá o que vai acontecer, mas por enquanto vou-me esforçando para me manter por cá.

22 comentários:

Miguel Noronha disse...

Da parte te lê diaramente faço votos que continues por cá mesmo com actividade reduzida. Como escrevia o José Mário Silva há muitos anos os blogs podem ser um passatempo saudável desde que não se transformem numa obrigação. Quando me sinto farto deste mundo faço uma férias e retomo quando regressa a vontade de escrever (no meu caso é mais "de fazer copy+paste")

Bruno Cunha disse...

Primeiro, tendo a concordar com o Miguel Noronha. Os blogs são um hobbie e não uma obrigação. Mas, asseguro-te, que enquanto escreveres, eu irei ler.

Abraço
Frank and Hall's Stuff

Nuno disse...

Enquanto houver escritor haverá leitores. Escreve quando te apetecer, ou pára quando for preciso e volta quando quiseres. É o teu espaço, tu é que mandas.

Peter Gunn disse...

Sou com certeza mais um daqueles que todos os dias aqui vem ler as "novidades" mas que nem sempre deixa opinião... (peço desculpa por isso) mas desde já posso avançar a minha tristeza por saber que um dia este espaço pode fechar as portas.

Espero que esses dias ainda estejam bastante longe, por enquanto temos que viver o presente e esse hoje é de festa!!!

PARABÉNS! =)

Continua com o óptimo trabalho e obrigado pelo esforço que diariamente tens dedicado a todos nós, leitores por vezes demasiado incognitos ;)

A Bola Indígena disse...

Muitos parabéns Victor, que continues a dar-nos injecções de cultura por mais 4 anos, pelo menos !

Cumprimentos

Sam disse...

No que à minha opinião diz respeito, acho que a qualidade tem sido sempre constante neste espaço.

Parabéns e continua o excelente trabalho!

Cumps cinéfilos.

PMF disse...

Penso que os restantes posts já dizem muito, mas não queria deixar de dar os parabéns a um dos blogues que mais aprecio e um dos primeiros que comecei a visitar quando criei o meu. Por vezes também sinto um pouco essa vontade de deixar, mas o bichinho da escrita e de partilhar com quem me lê (de certo que são muito menos dos que por aqui passam) um pouco do que vejo faz-me continuar. Espero que seja mesmo só uma fase e este Homem continue a saber demasiado para agrado dos seus seguidores.

Cumprimentos

sheela na gig disse...

Seja qual for a decisão tomada, não queria deixar de felicitá-lo pelo excelente trabalho! Adoro este blogue onde muito tenho aprendido!

É verdade que tudo tem um fim e que se o blogue se tornar apenas mais uma das obrigações da já infindável lista de tarefas quotidianas, então não vale a pena... mas todos atravessamos fases de desalento.

Parabéns!

Beatrix Kiddo disse...

tu sabes demasiado por isso...o que decidires foi a melhor decisão. O teu blog é uma espécie de base de dados p'ra pesquisa para mim. **

sem-se-ver disse...

vá. nao esmoreça :)


(mas nao o faça por obrigação. isso, nunca - aí é que a qualidade se ressentiria...)


abraço

Gonga disse...

Espero sinceramente que te animes e que faças muitas mais anos. O teu blog é uma referencia da blogesfera cinematografica. Força camarada.

Um abraço

Luís Santos disse...

Recebo todos os alertas de publicações novas no gmail. É de facto um blog excelente onde se aprende muito. Percebo perfeitamente que por vezes nos cansamos de algo e até daquilo que nos dá prazer fazer. Tenho divulgado este blog junto de amigos e a critica também é muito positiva. Descobri-o por mero acaso e ainda fiquei mais satisfeito quando soube que era de alguém da Guarda, terra por onde passo muitas vezes. Se continuar, com toda a certeza que vou continuar a ler religiosamente este blog. E quanto aos escassos comentários, que isso não pese na decisão....Abraço...

Jorge Stretcher disse...

Em primeiro, muitos parabéns pelos 4 anos de actividade neste blog. Os teus posts tem sido sempre motivo de interesse e referência, Tenho seguido assiduamente. Continuação do óptimo trabalho desenvolvido. Abraço!

Jorge Teixeira disse...

Desde que descobri o blog que tem sido uma referência, das melhores inclusive. Aqui fala-se um pouco de tudo, com o cinema à frente, e não raras vezes surpreendemo-nos com o conteúdo e qualidade que passa. Continuação do bom trabalho e enquanto cá estiveres tens aqui mais um religioso seguidor :)

abraço

Unknown disse...

Um sincero obrigado a todos.

Loot disse...

Muitos Parabéns e também espero que te vás mantendo por aqui a partilhar tantas e tantas coisas.

Obrigado.

Abraço

Vasco disse...

Parabéns!
Victor, uma vez escrevi na caixa de comentários que sem este blog não teria visto mais de 700 filmes da categoria: cinema de autor. Pois bem, não menti.
Victor->cinema->eu .Tenho 21anos e, se cinema é educação, por "transitividade" já me educaste "demasiado", já para não falar dos livros que comprei graças a este espaço que sabe demasiado (Nova tertúlia dos mentirosos, Clube de cinema, farenheight, nós, são alguns dos exemplos).
Por tudo um muito obrigado.
Saudações cineastas e musicais.

Unknown disse...

Obrigado, Vasco. ;)

Felipe disse...

Caro Victor, visito teu blog diariamente e através dele pude conhecer artistas geniais que moldaram o caminho da minha vida.
Peço que continue com este espaço fabuloso.
Abraços,
Felipe - Brasil

O Narrador Subjectivo disse...

Subscrevo o que foi dito anteriormente, seria uma pena se o blog acabasse, por enquanto parabéns pelos 4 anos. Cumprimentos

My One Thousand Movies disse...

Muitos parabéns Victor. E nunca pares, porque tu sabes mesmo demasiado ;)

Carlos Oliveira disse...

Enquanto houver posts para ler, a gente vai continuar!

Parabéns!