É uma edição já de 2005, mas continua a ser uma referência no género: "Avant-garde: Experimental Cinema of the 1920's and 30's". São dois DVDs (da prestigiada Kino Video) contendo 24 curtas-metragens e um total de 360 minutos de tempo. Cinema de vanguarda e experimental dos anos 20 e 30 do século XX, uma época de grandes revoluções estéticas e artísticas, de fusões de linguagens, de inovação e ousadia formal.
Apesar de não estarem representadas todas as obras-primas do cinema mudo experimental, esta edição contém uma grande variedade e qualidade de filmes. Alguns deles realizados por artistas plásticos que também experimentaram a linguagem do cinema, como Man Ray ou Marcel Duchamp. De cineastas propriamente ditos, vale a pena descobrir verdadeiros tesouros cinematográficos de Hans Richter, Watson & Webber, Fernand Leger, Joris Ivens, Dimitri Kirsanoff, Jean Epstein, ou Orson Welles (nos primórdios da sua carreira).
Eu comprei esta edição há alguns anos na Amazon americana, mas ainda se consegue comprar (só por importação) via Amazon inglesa, aqui.
Entretanto, em 2007 foi editada a série 2 desta colecção (menos interessante), com filmes experimentais compreendidos entre 1928 e 1954.
Sem comentários:
Enviar um comentário