segunda-feira, 5 de março de 2012

K7: O regresso!

Já por diversas vezes escrevi no blogue sobre o saudoso formato das cassetes áudio (K7), tão em voga na década de 80 e 90. A minha colecção privada de cassetes tem o bonito número de 1000 exemplares, a esmagadora maioria, cassetes gravadas de discos de vinil, de outras cassetes e de programas radiofónicos. Todas estão devidamente etiquetadas, catalogadas e todas têm capas e informação sobre os artistas e respectivos álbuns. Agora jazem na garagem porque dificilmente as tornarei a ouvir com o advento dos ficheiros digitais de som (mp3). Ou talvez não...
Isto porque há um projecto em andamento, alimentado pela Kickstarter (uma plataforma de arrecadação de fundos voltada para projectos criativos), que trabalhou numa campanha para angariar dinheiro (25 mil de dólares) com o objectivo de realizar um documentário sobre... a cultura das cassetes. O documentário tem o pragmático título “Cassette: A Documentary”, e pretende analisar a importância que este formato popular teve na música e seu consumo. Não só no panorama de há duas ou três décadas atrás, mas também no panorama actual, uma vez que, aos poucos e à semelhança do que tem acontecido com o regresso do vinil, também tem havido um lento mas considerável regresso das cassetes.
Editoras e artistas têm começado a utilizar este objecto 'vintage' para promoção de 'mixtapes' e outro tipo de edições. Não só como atitude nostálgica, mas também por séria visão comercial da coisa. Ou seja, ao contrário do que se possa pensar, a cassete não está morta e enterrada - até porque ainda hoje é o formato mais utilizado em países mais pobres (de África e do Médio Oriente).
Os autores deste documentário são Zack Taylor e Seth Smoot, que têm feito uma pesquisa apurada sobre o papel da cassete na cultura musical contemporânea, com dezenas de entrevistas a fabricantes, músicos, editores e historiadores de todo o mundo. Esperemos pela estreia do filme para percebermos melhor a importância deste formato e da sua crescente revalidação actual.
Eis o trailer de "Cassete: A Documentary":

Sem comentários: